Vice-presidente do TCU defende integração e diálogo para fortalecer TCs

, em Destaques, Notícias

 

O vice-presidente e corregedor-geral do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Múcio Monteiro, disse nesta sexta-feira (07), durante visita de cortesia ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), que os Tribunais de Contas do país precisam se integrar e dialogar na busca de ideias para fortalecer o trabalho dos órgãos de controle externo da gestão pública.

O ministro veio a Teresina para a correição na Secretaria de Controle Externo no Estado do Piauí (Secex-PI). A visita ao TCE-PI teve por objetivo conversar com os conselheiros sobre as atividades dos Tribunais de Contas. No TCE-PI, ele conversou demoradamente com o presidente, conselheiro Olavo Rebelo, o vice-presidente do TCE-PI, conselheiro Abelardo Vilanova, os conselheiros Luciano Nunes e Kléber Eulálio, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Plínio Valente.

Para José Múcio Monteiro, os membros dos TCEs devem se integrar melhor, dialogar e propor mudanças para aprimorar a atuação e manter o nível de credibilidade e respeitabilidade que as Cortes de Contas conquistaram. Ele citou o caso da prisão de conselheiros do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, na semana passada, como uma “oportunidade para corrigir eventuais erros ou falhas dos Tribunais”, como forma de melhorar a atuação dos TCs.

“Os Tribunais de Contas construíram um conceito de respeito e credibilidade no país. E, neste momento de crise, devemos integrar melhor nossas ações e debater propostas para aperfeiçoar nosso trabalho e fortalecer o controle externo”, defendeu. Para ele, não é o momento de “jogar pedras” nos Tribunais. “É preciso sensatez para enfrentar os problemas, podemos até discutir mudanças nos critério de escolha dos ministros e conselheiros, mas precisamos ser proativos na busca do aprimoramento das funções dos Tribunais de Contas”, pontuou.

O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, agradeceu a visita e disse que os membros do Tribunal do Piauí compartilham da ideia de ampliar a integração entre os TCs como forma de aperfeiçoamento dos órgãos de controle externo. Acompanharam o ministro na visita o secretário de Controle Externo no Piauí, Luís Emílio Xavier, e o chefe de Gabinete da Corregedoria-Geral do TCU, Ricardo Becker.