TCE-PI sediará curso de capacitação e treinamento no combate à corrupção e lavagem de dinheiro

, em Destaques
alt

alt

 A Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), realizará um Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro em Teresina, entre os dias 05 e 07 de agosto. O objetivo é capacitar e treinar servidores do TCE e outros órgãos da Rede Estadual de Controle para o combate à corrupção e lavagem de dinheiro.

 O curso acontecerá no auditório do TCE-PI, com carga horária superior a 13 horas, distribuída nos três dias de curso. A ementa é vasta e abrangerá, entre outros temas, técnicas especiais de investigação, apresentação de casos práticos, análise e identificação de movimentações financeiras suspeitas, tecnologias e análise de dados financeiros, delitos cibernéticos, etc. Contará, ainda, com sete ministrantes, entre servidores da SNJ, Polícia Federal, Controladoria Geral da União, Ministério da Fazenda, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON). Ao todo, cerca de 100 agentes públicos poderão participar da capacitação.

Saiba mais

 O curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro está inserido no Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção (PNLD), resultado de uma das ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

 A ENCCLA foi criada em 2003 pelo Ministério da Justiça, como forma de contribuir para o combate sistemático à lavagem de dinheiro no país. Trata-se de uma articulação de diversos órgãos dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, com o objetivo de identificar e propor seu aprimoramento.

 Em 2004, a ENCCLA criou o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção, que consiste em um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e orientação à sociedade. Desde sua concepção em 2004, até a presente data mais de 13 mil agentes foram capacitados, nos 27 estados da Federação. Além disso, já participaram dos cursos do Programa, como convidados, agentes públicos do Peru, Paraguai, Bolívia, Colômbia e Angola.