TCE-Pi integra núcleo “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”

, em Destaques
alt

alt

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) passa a integrar o núcleo teresinense dos ODM ( Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Em fase de implantação, o núcleo reúne instituições como a Caixa Econômica Federal, a Associação dos Prefeitos  Municipais e a Federação das Indústrias do Piauí. O objetivo é ajudar na elaboração de  políticas públicas municipais,visando melhorar indicadores sociais e reduzir as desigualdades. A presidente do TCE-PI,conselheira Waltânia Alvarenga, assinou o documento de adesão ao ODM Teresina.

  Os núcleos atuam com o apoio da Secretaria Geral da Presidência da República, PNUD e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade..Em Teresina, o Núcleo ODM é coordenado pela ONG Moradia&Cidadania,formada por funcionários da CEF.

O QUE SÃO ODM

Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015.

Acabar pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos, erradicar doenças que matam milhões e fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentável dos povos são alguns dos oito objetivos da ONU apresentados na Declaração do Milênio, e que se pretendem alcançar até 2015.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) surgem da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros no dia 8 d esetembro de 2000.. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90 (sobre meio-ambiente e desenvolvimentodireitos das mulheresdesenvolvimento socialracismo, etc.), a Declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século.

Os objetivos do milênio estão procurando formas de inserir a busca por esses Objetivos em suas próprias estratégias. O esforço no sentido de incluir vários desses Objetivos do Milênio em agendas internacionais, nacionais e locais de Direitos Humanos, por exemplo, é uma forma criativa e inovadora de valorizar e levar adiante a iniciativa.

Concretas e mensuráveis, os 8 Objetivos – com suas 22 metas (24 no Brasil) e 48 indicadores – podem ser acompanhadas por todos em cada país; os avanços podem ser comparados e avaliados em escalas nacional, regional e global; e os resultados podem ser cobrados pelos povos de seus representantes, sendo que ambos devem colaborar para alcançar os compromissos assumidos em 2000. Também servem de exemplo e alavanca para a elaboração de formas complementares, mais amplas e até sitêmicas , para a busca de soluções adaptadas às condições e potencialidades de cada sociedade.

Fonte:wikipedia