TCE participa de campanha nacional para estimular o controle social da gestão pública

, em Destaques, Notícias

Presidente da Audicon, Marcos Bemquerer (ao centro), conduz debate no seminário Contas Públicas São da Nossa Conta

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) participou em Brasília das comemorações do centenário de criação do cargo de Ministro-Substituto do Tribunal de Contas da União (TCU) e do lançamento da campanha nacional “Contas Públicas São da Nossa Conta”. O evento foi realizado pela Associação dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), nos dias 24 e 25 de maio, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), com o objetivo de discutir ideias para envolver a sociedade no controle social da gestão pública.

Participaram membros e servidores dos Tribunais de Contas de todo o país, autoridades políticas, judiciárias e representantes dos órgãos e entidades governamentais e da sociedade civil, jornalistas, professores e estudantes do ensino superior. Entre os conferencistas estavam o ministro Luís Roberto Barroso e o ex-ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o ministro Aroldo Cedraz, do TCU.

Conselheiro Olavo Rebelo e presidente da Audicon, ministro substituto do TCU Marcos Bemquerer

 

A abertura ocorreu no dia 24, com a presença do presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, e do presidente da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), Fábio Nogueira. Do Piauí participaram do seminário o presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, o conselheiro Kennedy Barros, os conselheiros-substitutos Jaylson Campelo, Jackson Veras e Alisson Araújo, e o presidente da Associação dos Auditores Fiscais de Controle Externo do TCE–PI (AUD-TCE/PI), Antenor Pereira Júnior.

O presidente da Audicon, ministro-substituto Marcos Bemquerer Costa, do TCU, disse que o evento teve como principal objetivo estimular o debate e a proliferação de ideias para aperfeiçoar o controle externo. Segundo ele, a campanha Contas Públicas São da Nossa Conta tem por finalidade envolver a sociedade no controle da gestão pública e ampliar a transparência nos órgãos públicos e nas atividades do Poder Público.