TCE atua para melhorar serviços de saúde pública em Picos

, em Destaques
alt

alt

Uma nova reunião entre gestores de Saúde do município de Picos e do governo do estado busca uma solução para a abertura da Policlínica do município e o início das obras de um novo hospital, com 280 leitos. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) passou a  intermediar  a negociação após denúncia  da comunidade, surgida durante o Encontro de Controladores Sociais no município. Após três reuniões, o secretário de Saúde anunciou a nova licitação para a obra do hospital, cujo projeto foi adaptado para atender casos de urgência e emergência, conforme orientação do Ministério Público. “Até o final do mês, o edital será lançado”, garante Maia.

alt

 A presidente do TCE, conselheira Waltânia Alvarenga e o conselheiro substituto, Delano Câmara participaram do encontro que reuniu, ainda, os secretários estadual Ernani Maia e municipal, Ana Maria Neiva, além da deputada Belê Medeiros e de técnicos dos dois órgãos e representantes da Pro Brasil, ONG responsável pelo projeto da Policlínica. “O TCE está mediando soluções para melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública a serem ofertados à população”, explica Delano Câmara, ressaltando o papel do Tribunal de órgão fiscalizador da aplicação dos recursos públicos.

alt

Outro impasse que o TCE busca solucionar é a abertura da Policlínica. A Instituição de saúde pública oferecerá exames e consultas à população, através do SUS, com o objetivo de abranger cerca de 60 municípios. A Policlínica é um projeto da ONG alemã Pro Brasil e está pronta desde 2008. Mesmo assim, não funcionou porque não havia acordo com o município, a quem cabe a autorização para que a Policlínica possa abrir as portas. A proposta é firmar uma parceria entre a organização, o estado e o município para garantir que a população se beneficie dos serviços.

Após as definições, o TCE vai organizar uma audiência pública em Picos, para debater, com a  população, a abertura das instituições.