Palestras e minicursos estimulam o controle Social em Piripiri

, em Destaques

 

O XXXII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante reforçou o estímulo do Tribunal de Contas do Piauí pela participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública. O evento realizado em Piripiri, entre 31 de maio e 02 de junho, contou com palestras e minicursos para ampliar o conhecimento do público.

A programação abrangeu vários temas importantes para a gestão pública e controle social. Entre os assuntos abordados estavam Índice de Efetividade da Gestão Municipal; a Nova Sistemática do Sagres Folhas; Licitações e Contratos; Os Cuidados que os Gestores deverão ter com as mudanças nas Prestações de Contas e Redação Oficial.

Para o contador Felipe Lima as temáticas discutidas durante os três dias de evento estimulam o conhecimento sobre a transparência. “Para a população é muito importante saber como efetivamente está sendo aplicados os gastos públicos dentro do município. Para mim que trabalho com a Câmara Municipal de Piripiri é fundamental essa troca com o Tribunal de Contas, escolhi o minicurso sobre o IEGM devido a ser uma nova exigibilidade do órgão e necessitarmos de orientação”, disse.

O diretor da Escola de Gestão e Controle, conselheiro substituto Delano Câmara, proferiu a palestra de encerramento sobre “Responsabilidade na Gestão e Julgamento de Contas pelas Câmaras Municipais”. Segundo o conselheiro, para realmente existir um Estado democrático, para se ter um gestão que funcione é necessário controle, os controles interno, externo e social.

O próximo Seminário será em Floriano, nos dias 28, 29 e 30 de junho. Em Piripiri, foram 27 minicursos no total. Os minicursos são ministrados por técnicos do TCE-PI e representantes de entidades parceiras, como a Controladoria Geral do Estado e Associação Jurídica e Social do Piauí.

Para o auditor governamental da CGE, Kilmer Texeira, ministrante do minicurso “Aspectos Contratuais na Administração Pública.” a solução para aumentar a fiscalização da gestão pública não é contratar mais auditores, a solução é o controle social. “Temos que investir no controle social, capacitar servidores e punir os maus gestores”, destacou. 

Confira o álbum de fotos aqui.