TCE discute com CNJ implantação de Plano de Logística Sustentável

, em Destaques

alt

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) vai fazer um estudo para implantação do Plano de Logística Sustentável (PLS), uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que objetiva a adoção de boas práticas na gestão pública, a fim de melhorar a eficácia dos serviços e economizar e racionalizar os gastos. O assunto foi discutido nesta sexta-feira (2), durante visita do conselheiro do CNJ Norberto Campelo ao presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes.

Norberto Campelo, que é presidente da Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do CNJ, disse que a implantação do PLS permitirá ao TCE-PI dar um passo importante na melhoria dos serviços e otimização do uso dos recursos. “Além de melhorar a eficiência dos serviços e reduzir os gastos, o TCE-PI ainda dará um bom exemplo para os gestores públicos, ao adotar boas práticas de gestão”, observou.

Além disso, estará contribuindo para uma gestão sustentável ao reduzir ou eliminar da rotina de trabalho itens que ajudam na poluição ambiental. Ele disse que o PLS está sendo implantado em todos os tribunais de Justiça do país com resultados surpreendentes na melhoria dos serviços e na economia de gastos com energia elétrica, água, combustíveis, copos de plástico e garrafas pet, dentre outros itens.

Norberto Campelo disse que o CNJ pode contribuir na implantação do PLS do TCE-PI com treinamento de pessoal e orientações técnicas. O presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes, disse que o órgão está aberto à incorporação de ferramentas tecnológicas que possam modernizar a gestão, melhorar a eficácia dos serviços e economizar em gastos. Ele lembrou que o TCE-PI já adota práticas sustentáveis e estimula os servidores a evitar o desperdício.

Ao final da visita, determinou a formação de uma equipe para fazer o estudo em torno do PLS. Participaram da reunião os conselheiros-substitutos Jaylson Campelo e Jackson Veras, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Plínio Valente, o diretor de Teconologia da Informação, Ricardo Leão, e a diretora-administrativa, Marta Coêlho.

alt

alt