TCE-PI completa 117 anos de trabalho em defesa da boa gestão

, em Destaques

alt

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) completa 117 anos de existência nesta terça-feira (30), e comemora a data com uma sessão solene com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Na oportunidade, homenageia 15 personalidades com a medalha Colar do Mérito do TCE-PI, em agradecimento e reconhecimento à contribuição ao Tribunal e ao fortalecimento da causa do controle externo. A solenidade acontecerá no auditório do TCE-PI, a partir das 9h30. 

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí é o mais antigo dos Tribunais de Contas do país. Foi criado e instalado em 1893, no governo de Coriolano de Carvalho e Silva, e extinto com a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder, sendo recriado por força do decreto-lei nº 1.200, de 24 de maio de 1946. Ao longo desses 117 anos, vem aperfeiçoando sua missão de fiscalização e de controle da gestão pública, com investimento em tecnologia e em recursos humanos. 

Nos últimos anos, vem incorporando novidades tecnológicas e investindo em qualificação técnica de servidores, gestores e do cidadão em geral, como medida preventiva para evitar desvios e incentivar as boas práticas de gestão. Essas medidas permitem aos gestores e ao cidadão o acompanhamento de licitações, contratações e execução de obras diretamente no site do TCE (www.tce.pi.gov.br), por meio de ferramentas como Obras Web, Licitações Web e RH Web. 

O presidente do Tribunal, conselheiro Luciano Nunes, destaca que a comemoração dos 117 anos do TCE-PI ocorre num momento particularmente importante para o país, em que as instituições brasileiras se fortalecem enquanto instrumentos de garantia dos direitos sociais. Para ele, esse contexto aumenta as responsabilidades do TCE-PI como instituição responsável pelo controle externo e por gestões corretas e eficientes.

HOMENAGEM – Recebem a medalha Colar do Mérito, em comemoração aos 117 anos do TCE-PI, os conselheiros Sabino Paulo Alves Neto e José de Anchieta Moraes e Silva; os desembargadores Hilo de Almeida Sousa, Joaquim Dias de Santana Filho, Nildomar Silveira e Raimundo Eufrásio Alves Filho, do Tribunal de Justiça do Piauí; a secretária estadual de Educação, Rejane Dias, o deputado estadual Robert Rios Magalhães, os jornalistas Joel Gomes e Bartolomeu Almeida, os auditores de controle externo Alex Sertão e Ricardo Almeida, do TCE-PI; o promotor de Justiça Glécio Setúbal, a artista plástica Kalina Rameiro e o auditor fiscal Raimundo Neto de Carvalho.