Toma posse novo procurador-geral do Ministério Público de Contas

, em Destaques

alt

O procurador Plínio Valente Ramos Neto foi empossado nesta segunda-feira como procurador-chefe do Ministério Púbico de Contas (MPC), em sessão especial do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). A sessão foi presidida pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes Santos, e reuniu os conselheiros e conselheiros-substitutos do Tribunal, servidores, familiares do empossado e autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo do Estado.

A vice-governadora Margarete Coelho representou o governador Wellington Dias. Plínio Valente substitui o procurador Márcio André Vasconcelos na chefia do MPC, e assume suas funções na próxima quarta-feira, 1° de junho. No discurso de despedida, Márcio André disse que deixa o cargo com a certeza e a satisfação pessoal de ter contribuído com o trabalho de combate à corrupção e de melhoria da gestão pública que é realizado pelo MPC e os órgãos de controle externo.

Plínio Valente disse que vai cumprir com zelo e dedicação a função. Ele destacou que as atribuições do Ministério Público de Contas são de fiscal da lei e da ordem jurídica, mas também deve atuar de forma mais pedagógica do que punitiva, como forma de orientar os gestores a cumprir a lei e os preceitos da boa gestão. Citou que a humildade, a caapcidade de pacificação e a prudência são as principais virtudes do ser humano, e que espera recorrer a esses valores no desempenho de suas funções como procurador-geral do MPC-PI.

O presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes Santos, citou o trabalho realizado por Márcio André Vasconcelos, apontando o equilíbrio e a firmeza nas decisões como principais elementos de sua atuação como procurador-geral. E falou das expectativas sobre a gestão do novo procurador-geral. “Plínio Valente reúne todas as condições para desempenhar um excelente trabalho à frente do Ministério Público de Contas, porque tem um conhecimento extraordinário e reúne qualidades como humildade, equilíbrio e atitude frente aos desafios”, afirmou.

Plínio Valente assumiu como procurador do MPC-PI em 1998, depois de ser aprovado em primeiro lugar em concurso público. Foi nomeado procurador-geral pelo governador Wellington Dias em abril deste ano e ficará no cargo no biênio 2016/2018. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com especialização em Direito Processual pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília e doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

 

 

alt

 

alt

 

alt

alt

alt

alt