TCE-PI define Planejamento Estratégico para o período 2016/2019

, em Destaques
alt

alt

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí elaborou, nos dias 14 e 15, o conjunto de ações necessárias para desenvolver o Planejamento Estratégico para o período 2016/2019. O Planejamento Estratégico tem como objetivo possibilitar o alcance de resultados satisfatórios, alinhando expectativas e metas, com responsáveis, datas de início e término, e indicadores de cumprimento. O Tribunal usa o Planejamento Estratégico como uma ferramenta de intervenção na organização, fundamentada em um processo participativo, que orienta e conduz escolhas das ações nos níveis estratégicos, táticos e operacionais.

A abertura, no auditório do TCE, contou com a palestra ministrada pela especialista em Didática e Dinâmica de Grupos professora Elizabete Queiroz que falou sobre “Governança para resultados”. Elizabete destacou a importância do investimento de instituições em planejamento: “O maior investimento que o Tribunal pode fazer é em planejamento. Só ele possibilita a melhoria do trabalho dos servidores, a otimização dos recursos e evita o desperdício”.

Como parte do aperfeiçoamento incremental do processo de elaboração do Planejamento Estratégico, houve, em seguida, a assinatura do convênio de cooperação técnica entre a Corte de Contas e a Universidade Federal do Piauí, com a presença do reitor José Arimateia Dantas Lopes. O presidente do TCE-PI, Luciano Nunes, elogiou o convênio, destacando a contribuição para o crescimento das duas instituições: “Para o Tribunal é uma honra imensa estar nessa parceira com a UFPI, nosso papel é buscar parcerias que efetivamente venham somar conhecimento, esforços e levar a resultados positivos”.  

Na segunda etapa das atividades, os colaboradores participaram de uma dinâmica com as professoras Evelyn e Lourdes tratando do alinhamento do nível de conhecimento quanto ao Planejamento Estratégico e de trabalhos em equipe. Os grupos foram divididos por área e distribuição de materiais referentes a demandas emergentes (novas), ações não realizadas e em andamento e demandas coletadas.  A Diretora da Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual – DFAE, Valéria Leal, resumiu sua participação nos dias de evento: “Foi um evento maravilhoso para o desenvolvimento das atividades do Tribunal, possibilitou a troca de experiências entre os colaboradores, um momento único”.

O evento estendeu-se até a tarde desta terça, 15, onde foram apresentadas as ações analisadas e eleitas em plenária e a consolidação do Planejamento Estratégico.

alt

alt

alt

alt