TCE/PI define programação para lançamento do aplicativo “Piauí Na Ponta do Lápis”

, em Sem Categoria

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) definiu a programação de lançamento do aplicativo “Piauí Na Ponta do Lápis”, que objetiva incentivar a fiscalização e a melhoria na qualidade da educação piauiense, com a participação de alunos, professores, servidores, gestores e da comunidade em geral.

No próximo dia 26 de junho, o aplicativo será lançado no auditório do TCE/PI, a partir das 9 horas, junto com as palestras “Na Ponta do Lápis – A Escola na Formação, o Tribunal na Fiscalização”, ministrada pela servidora do TCE/MG, Naila Garcia Mourthé, e “A Concretização do Direito Fundamental à Educação: Dever de Todos”, ministrada pelo conselheiro Cézar Miola, do TCE/RS.

Na quinta-feira, dia 27, a partir das 8h30min, o aplicativo será lançado para estudantes, professores e gestores no  Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa.

E no dia 28 será a vez da ferramenta ser apresentada na Escola Dr. Milton Saldani Afonso, em Campo Maior.

O “Na Ponta do Lápis” trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. Na área da gestão um dos destaques é a utilização do aplicativo em smartphones que estimula o controle social. Com o aplicativo, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas, incluindo o envio de fotos.

Dessa forma, a comunidade escolar ficará mais próxima dos gestores da educação pública buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Isso permitirá que os gestores possam adotar as providências de forma mais rápida e eficiente.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, explica que o programa também permitirá que Tribunal atue de forma mais assertiva na fiscalização buscando a melhoraria na qualidade da educação no Estado e dos municípios.

O Programa na Ponta do Lápis foi desenvolvido pelo TCE de Minas Gerais e foi disponibilizado ao TCE/PI através de um acordo de Cooperação Técnica.