TCE-PI vai participar do 4º Congresso das Cidades

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio de sua Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), vai participar da 4ª edição do Congresso das Cidades (2025), evento promovido pela TV Cidade Verde e Sebrae no Piauí, com apoio da Corte de Contas, no período de 18 a 20 de agosto, no Teresina Shopping. O TCE-PI terá um estande institucional com uma programação diversificada e voltada ao diálogo com a sociedade para o fortalecimento da gestão pública.

Segundo o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, a participação no Congresso das Cidades tem como foco principal promover a troca de experiências e incentivar a prática de políticas inovadoras. A meta é integrar tecnologia e sustentabilidade à gestão urbana, debater a otimização dos recursos, discutir estratégias eficientes para saneamento, tratamento de resíduos e gestão de mobilidade, habitação e energia adaptadas à realidade dos municípios piauienses.

O Congresso das Cidades propõe uma intensa troca de conhecimentos para preparar o Piauí para os desafios do nosso tempo. Dentro dessa temática, o TCE-PI reforçará a sua ação pedagógica e consultiva, orientando os gestores públicos na adoção de práticas que possam transformar os municípios piauienses em ambientes inteligentes, eficientes e sustentáveis, gerando benefícios diretos para a população e o meio ambiente, e assegurando que a administração pública esteja alinhada com as melhores práticas de transparência e responsabilidade.

Nesse ponto, o estande do TCE-PI vai funcionar nos dois turnos do evento com servidores e técnicos capacitados para recepção e orientação ao público, condução das oficinas, controle logístico e registro das interações realizadas. Haverá exposição de publicações técnicas e pedagógicas produzidas por servidores e membros da Corte de Contas, oficinas e palestras sobre cidadania ativa, educação fiscal, políticas públicas, direitos sociais, sempre em linguagem acessiva e com recursos audiovisuais interativos.