TCE-PI sedia encontro do UNICEF para debater ações prioritárias para crianças e adolescentes

, em Destaques, Notícias

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) está sediando hoje e amanhã, dias 19 e 20, no auditório (manhã) e nas salas 1 e 2 (tarde) da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), o “1º Ciclo de Formação Presencial do Selo Unicef 2025-2028”. O evento, organizado pelo Unicef e pela Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social (Asserte) será realizado também em Oeiras, no dia 21, com o objetivo de apresentar a metodologia da nova edição, que já possui mais de 2.100 municípios participantes em todo o País.


O escritório do Unicef no Piauí está instalado nas dependências do TCE-PI, em uma sala ao lado do Plenário, no 1º andar do Anexo I – Edifício Antonio de Barros Araújo.

Os encontros abordarão ações de saúde, educação, proteção social, acesso à água e higiene e equidade étnico-racial, a serem realizadas ao longo do próximo quadriênio, com foco na garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios precisam cumprir essas atividades para serem certificados ao final do ciclo, em 2028.


O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos das crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.


Com a adesão, os municípios passam a ser acompanhados pela equipe do Unicef e de seus parceiros implementadores a partir da avaliação, monitoramento e o suporte técnico para apoiar a realização de ações que visam melhorar a vida das crianças e adolescentes nos municípios. Ao longo de quatro anos, as gestões municipais terão acesso a formações, conteúdos programáticos, acompanhamento de seus indicadores e planos de ação.

O Selo Unicef se faz junto com importantes parceiros no Piauí: o TCE-PI, o Governo do Estado através do Pacto pela Primeira Infância, a Associação Piauiense de Municípios (APPM), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde. Conta com a parceria estratégica de Grupo Profarma, Rumo, Vale e Fundação Vale, com a parceria de RD Saúde e com o apoio de Energisa.