O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), realizará na próxima sexta-feira (5) um encontro alusivo à campanha Setembro Amarelo: mês de conscientização pelos cuidados com a saúde mental. Com o tema “Saúde Mental é Coisa Pública: o Olhar do TCE”, o evento contará com a presença do psiquiatra Ricardo Moreno, que é professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e falará sobre “Depressão e Suicídio: o que precisamos saber e como podemos ajudar”. O encontro será realizado no auditório do Tribunal, às 08h30, com inscrições abertas ao público.
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1981, Ricardo Moreno concluiu a residência médica em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq HC) da FMUSP em 1984. Obteve o título de Doutor em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da mesma instituição, em 1996.
Atua como médico-psiquiatra no IPq HC FMUSP desde 1986, onde também fundou e dirige o Programa de Transtornos Afetivos (GRUDA). Além disso, desde 2008, é professor do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e, em 2011, tornou-se coordenador da Coordenadoria de Atendimentos Especializados do IPq HC FMUSP.
Dr. Ricardo Moreno também é fundador e membro ativo da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA). Em 2013 passou a integrar a “Red Global de Práctica Clínica de la OMS (RGPC)”, colaborando na elaboração da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) pela Organização Mundial da Saúde.
Durante o encontro, antes da palestra com o Dr. Ricardo Moreno, a conselheira Flora Izabel, diretora-geral da EGC, apresentará o Guia de Orientações sobre Promoção da Política Pública de Saúde Mental nos Municípios Piauienses, dedicado aos gestores públicos municipais.