Nos dias 25 e 26 de setembro, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), promoveu a XX edição da Jornada do Conhecimento, em Baixa Grande do Ribeiro. O evento reuniu gestores, servidores públicos, autoridades e a sociedade civil, oferecendo palestras e debates voltados para a melhoria da administração pública.
A abertura foi marcada por apresentações culturais locais, que emocionaram o público e valorizaram a identidade regional, ressaltando a importância de integrar conhecimento técnico e valorização cultural. O momento contou ainda com a presença de diversas autoridades da região, entre elas o prefeito de Baixa Grande do Ribeiro, Zé Luis; o presidente da Câmara Municipal de Baixa Grande do Ribeiro, Osmiranda Pereira da Silva; o presidente da Associação dos Vereadores do Piauí (AVEP), Rodrigo Rocha; e o prefeito de Uruçuí, Dr. Gilberto Júnior, além de outras lideranças políticas e institucionais que prestigiaram o evento.
A diretora da EGC, conselheira Flora Izabel, destacou o papel da Jornada em aproximar o Tribunal da sociedade: “Nosso objetivo é levar o TCE-PI aos municípios, promovendo palestras e discussões que agreguem conhecimento e eficiência à gestão pública”, afirmou.
A programação técnica foi aberta pelo conselheiro substituto Jaylson Campelo, com a palestra “Desafios do Gestor Público Municipal”. Em seguida, o auditor federal de controle externo e secretário do TCU no Piauí, Luís Emílio Xavier dos Passos, abordou a temática “Prestação de contas de recursos federais”.
Na sexta-feira pela manhã, os participantes acompanharam exposições sobre temas variados. O secretário de controle externo do TCE-PI, Luís Batista da Silva Júnior, tratou do “Orçamento Público e Portal da Transparência”. Na sequência, a diretora de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas, Liana de Castro Melo Campelo, apresentou dados sobre a despesa empenhada com combustível e manutenção da frota nos 224 municípios do Piauí, que totalizou R$ 1,565 bilhão entre 2024 e 2025, além de discutir o impacto da gestão de frota na eficiência da gestão pública. Já o auditor Ramon Patrese falou sobre “Governança nas Contratações Públicas e Responsabilidade da Alta Administração na Otimização dos Processos Licitatórios”, e o auditor Carlos André da Silva abordou os desafios enfrentados pelos municípios para a disposição final adequada dos resíduos sólidos.
No turno da tarde, o auditor Leonardo Santana Pereira apresentou a palestra “Prestação de contas para uma gestão segura e transparente”, fazendo uma demonstração do Portal da Cidadania e destacando sua importância para o controle social. Em seguida, foram ministradas as palestras “Orientações sobre controle interno”, com a diretora-executiva da EGC, Valéria Leal, e com o assessor de gabinete de conselheiro, Benigno Núñez Novo; “Contratação de serviços de recuperação de estradas vicinais em revestimento primário”, com o diretor de Fiscalização de Infraestrutura e Desenvolvimento do TCE-PI, Bruno Cavalcanti; e, encerrando a programação, o assessor de operações de controle externo do TCE-PI, Mamadú Saido Djaló, apresentou “Letramento racial aplicado ao setor público”, que provocou reflexões e debates entre os presentes.
Ao final do evento, o prefeito de Baixa Grande do Ribeiro agradeceu ao Tribunal pela realização da Jornada e ressaltou a relevância dos conteúdos compartilhados: “Tenho certeza que tudo que foi apresentado nesses dois dias mudou não só a mim, mas a todos. Passamos a ver o Tribunal como um parceiro e não apenas como um órgão que cobra.”