O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), realizou nos dias 30 e 31 de outubro a 21ª edição da Jornada do Conhecimento, no município de Barras. O evento reuniu gestores, servidores e profissionais de diversas áreas para discutir temas essenciais ao aprimoramento da administração pública.
A diretora-geral da EGC, conselheira Flora Izabel, abriu o encontro destacando o papel educativo desempenhado pelo Tribunal. “Estamos indo além do caráter punitivo e fiscalizador. O Tribunal está fazendo seu papel educativo e orientador, levando aos municípios temas de interesse para aprimorar a gestão pública”, afirmou.
O prefeito de Barras, Edilson Capote, enfatizou a importância da capacitação contínua das equipes municipais. “Hoje em dia só erra quem quer, porque o conhecimento está aí para todos. Precisamos montar uma equipe competente e nos prepararmos para gerir bem”, destacou.
A programação teve início com a palestra “Escolhas Inteligentes: Como Transformar Recursos Públicos em Resultados Concretos”, ministrada por Gilson Soares de Araújo, diretor de Fiscalização de Políticas Públicas do TCE-PI. Em seguida, Luís Batista da Silva Júnior, secretário de Controle Externo do Tribunal, conduziu a palestra “Orçamento Público e Portal da Transparência”, reforçando a importância do planejamento e da publicidade das informações para uma gestão eficiente.
O segundo dia da Jornada reuniu temas atuais e diretamente relacionados aos desafios enfrentados pelos municípios. A programação iniciou com a palestra sobre governança nas contratações públicas e a responsabilidade da alta administração, conduzida por Ramon Patrese, que destacou a importância de processos licitatórios mais eficientes e bem estruturados. Em seguida, Dayanna Ribeiro apresentou as principais diretrizes do controle externo das folhas de pagamento.
A auditora e diretora executiva da EGC, Maria Valéria Santos Leal, falou sobre o papel do controle interno como ferramenta de transformação da gestão municipal, destacando como essa estrutura pode prevenir falhas, otimizar processos e fortalecer a governança. Já o auditor Alex Lial Sertão apresentou as principais mudanças da Reforma da Previdência nos municípios, esclarecendo impactos e responsabilidades dos gestores.
No período da tarde, a auditora Laura Nascimento apresentou a palestra “Educação Inclusiva: Um Compromisso de Todos”, trazendo orientações práticas e atualizadas para profissionais da educação. Após a apresentação, a diretora de Educação Especial de Barras, Rosilda Sales, destacou a relevância do conteúdo.
“A palestra da Laura foi bastante proveitosa. Trouxe orientações importantes, como a nota técnica de 2025, orientações ao profissional de apoio e às instituições. Esperamos colocar esses ensinamentos em prática”, avaliou.
Na sequência, Bruno Cavalcanti abordou os critérios e cuidados necessários na contratação de serviços de recuperação de estradas vicinais e encerrando o ciclo de palestras, o auditor Alisson de Moura Macêdo tratou dos desafios relacionados à disposição final dos resíduos sólidos, tema recorrente e de grande impacto ambiental e social para os municípios piauienses.






























