TCE-PI lança Programa Integra para acolher novos servidores e estagiários

, em Destaques, Notícias

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) deu início à implementação do Programa Integra TCE-PI, uma iniciativa desenvolvida pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) em parceria com a Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC). O programa tem como objetivo integrar e preparar novos servidores e estagiários para o ambiente de trabalho, fornecendo informações sobre suas funções, a equipe e a organização por meio de atividades de acolhimento e desenvolvimento, garantindo uma adaptação fluida, humanizada e alinhada à cultura e aos objetivos da instituição.

O Integra foi elaborado com base nas diretrizes do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), da Atricon, e atende também ao que estabelece a Resolução TCE/PI nº 24/2023, que prevê ações de recepção, integração e acompanhamento de novos colaboradores.

Entre as etapas previstas estão a recepção e boas-vindas, com apresentação institucional em vídeo, mensagem do presidente, entrega de kit de boas-vindas e visita guiada às principais unidades do Tribunal. Também estão incluídas a apresentação da estrutura organizacional, com destaque para as atribuições das diretorias, divisões e seções, atividades de capacitação e integração institucional, acompanhamento inicial e avaliação do projeto por meio de questionário de satisfação que permitirá melhorias contínuas.

Para a psicóloga Carla Quirino, da Seção de Acompanhamento Pessoal e Profissional, ao investir na ambientação inicial, o TCE-PI  promove a construção de vínculos  e o sentimento de pertencimento. “O novo servidor é acolhido na  SAPP, é feita uma apresentação inicial e em seguida, o acompanhamos para conhecer a instituição e sua unidade de lotação. Esse processo auxilia o servidor a entender a instituição, a cultura, a missão e as atividades essenciais do seu novo ambiente de trabalho”.

Uma das grandes inovações do Integra é a figura do mentor, um servidor experiente é designado para acompanhar e oferecer suporte direto aos recém-chegados, sendo uma referência para o novo integrante com quem pode tirar dúvidas e buscar orientações. Outra etapa importante é a entrevista com as psicólogas após 3 meses para acompanhamento e escuta qualificada

Para a recém-chegada, Vanessa Saraiva, a experiência de acolhimento foi fundamental: “A forma como fui apresentada ao Tribunal de Contas fez toda a diferença para que eu entendesse o funcionamento do local e me sentisse ainda mais motivada a fazer parte desse ambiente. O Integra demonstra o cuidado da instituição em acolher com respeito e cordialidade aqueles que estão chegando.”