TCE-PI e AVEP lançam a Escola das Borboletas – Avep Mulher para qualificar vereadoras

, em Destaques, Notícias


Em uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e a União das Câmaras Municipais do Piauí (AVEP) foi lançada na manhã de hoje, dia 14, a Escola das Borboletas – AVEP Mulher, que já iniciou com os cursos Prática Legislativa e O Papel Transformador das Vereadoras na Gestão Pública Municipal, nos dois turnos do dia. A escola será voltada para a capacitação das parlamentares piauienses, contribuindo para aumentar o conhecimento de forma prática e participativa.

Em sua fala, o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, enalteceu as funções legislativa e reivindicatória dos vereadores, mas ressaltou que é na função fiscalizatória que eles têm mais poder, pois podem até reprovar as contas de um prefeito que não praticou boas políticas públicas. “São vereadoras como vocês que demonstram a vontade de aprender para fiscalizar melhor. São vocês que carregam a vida política, que falam com o povo, que conhecem o povo e vivem seus problemas. Muitas vezes um deputado federal está lá em Brasília e não sabe nem quem votou nele, quanto mais os problemas”, disse.

A diretora-geral da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes, conselheira Flora Izabel, lembrou os tempos em que foi vereadora de Teresina e do protagonismo que exerceu ao lado da então vereadora Francisca Trindade, criando leis que possibilitaram a Casa Abrigo, o passe livre para portadores de deficiências, a implantação dos CAPS, dentre outros. “Eram problemas invisíveis, mas que existiam na sociedade e nós colocamos esses assuntos na tribuna. Foi um dos momentos mais importantes da minha vida”, resumiu.

A diretora da AVEP Mulher, vereadora Cleidimar Tavares, exaltou as parcerias que o TCE-PI tem feito qualificando parlamentares em todos as regiões do Estado. “O Tribunal tem uma equipe qualificada para tirar as nossas dúvidas. Tem um olhar atento em todas as áreas”, afirmou, concordando com o controlador interno da entidade, Roberto Leal, quando ele informou sobre os sete encontros regionais já realizados em parceria com a Corte de Contas. O oitavo será estadual, em novembro, em Luís Correia.

A Escola das Borboletas já ofereceu cursos no seu primeiro dia de funcionamento. O vereador de Teresina, Venâncio Cardoso, e a técnica legislativa da Câmara Municipal da capital, Valquíria Gomes da Silva, ministraram esta manhã a oficina de “Prática Legislativa”. Hoje à tarde as auditoras de controle externo Liana Castro e Auricélia Cardoso, apresentam “O Papel Transformador das Vereadoras na Gestão Municipal”, explicando em detalhes como as vereadoras de todas as regiões do Estado podem acessar os canais do TCE-PI para fiscalizar as licitações e contratos firmados pelos gestores.