TCE-PI assina acordo de cooperação técnico-científica com a USP para avaliar políticas públicas de educação

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram nessa quarta-feira, dia 30, um Acordo de Cooperação Técnica para estabelecer uma cooperação técnico-científica entre o TCE-PI e a USP, por meio do Instituto de Estudos Avançados (IEA), com o objetivo de desenvolver pesquisas voltadas à avaliação e ao aprimoramento de políticas públicas educacionais em municípios do Piauí. A iniciativa visa unir o conhecimento acadêmico à prática de controle externo para fortalecer a qualidade dos serviços públicos.

O documento foi assinado pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, e pela professora Roseli de Deus Lopes, diretora do Instituto de Estudos Avançados da USP, com a presença do diretor de Fiscalização de Políticas Públicas do TCE-PI, auditor Gilson Araújo, e dos professores da instituição Cláudia Souza Passador, Luiz Carlos de Menezes, Sônia Maria Jaconi, Eliana Mergulhão e Luciana Limeira, que vão trabalhar no projeto com os técnicos da Corte de Contas.

Pelo acordo, será feita uma cooperação técnico-científica entre o TCE-PI e a USP, por meio do IEA, com o objetivo de desenvolver pesquisas voltadas à avaliação e ao aprimoramento de políticas públicas educacionais em municípios do Piauí. A iniciativa visa unir o conhecimento acadêmico à prática de controle externo para fortalecer a qualidade dos serviços públicos.

O presidente Kennedy Barros explicou que o estudo terá abrangência inicial em quatro municípios piauienses: Oeiras, São Raimundo Nonato, Domingos Mourão e Corrente. Essas localidades foram escolhidas por apresentarem experiências educacionais relevantes e diversidade territorial que contribuirá para uma análise mais rica e contextualizada.

As áreas do conhecimento que serão envolvidas são: Educação e formação docente, Avaliação de políticas públicas, Gestão e planejamento educacional, Governança pública e inovação institucional e Desenvolvimento territorial. O projeto visa gerar impactos concretos na qualidade da educação básica nos municípios envolvidos, com potencial de replicação em outras cidades do Piauí e em estados da região Nordeste. Também pretende contribuir com a formulação de políticas públicas em âmbito estadual e gerar conhecimento acadêmico de referência nacional.

Segundo Gilson Araújo, os resultados esperados são análises detalhadas e qualificadas sobre as políticas educacionais locais; identificação e valorização de práticas pedagógicas exitosas; produção de conhecimento científico aplicado à realidade educacional do Piauí; apoio técnico à atuação fiscalizatória do TCE-PI; além da geração de publicações e relatórios com dados, análises e recomendações e melhoria direta na oferta de serviços educacionais aos cidadãos piauienses.

 

Fotos: Leonor Calasans/IEA-USP