O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência (DFPESSOAL), deu início, nesta quinta-feira (07), ao processo interno de modernização tecnológica, com a implementação de recursos de Inteligência Artificial (IA) e automação de tarefas. A inovação será aplicada na análise e registro de atos concessórios de aposentadorias, pensões por morte, transferências para a reserva remunerada e reformas.
Durante a manhã, chefes das divisões técnicas da Diretoria e servidores da Divisão de Fiscalização de Aposentadorias, Reformas e Pensões participaram da apresentação da nova ferramenta, desenvolvida pelo auditor de controle externo Tércio Gomes Rabelo, assessor de planejamento e desenvolvimento do controle externo e integrante do Núcleo Especializado de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria de Controle Externo.
O sistema criado funciona como um assistente digital treinado para elaborar informações técnicas que instruem os processos de inativação de servidores públicos vinculados aos Regimes Próprios de Previdência sob jurisdição do TCE-PI.
De acordo com o diretor da DFPESSOAL, auditor de controle externo Inaldo Oliveira, apenas em 2024 a unidade técnica especializada analisou 2.614 processos, sendo 84,58% deles concluídos em média em 26,06 dias. Com a adoção da nova tecnologia, a expectativa é de reduzir ainda mais esse prazo.
“Fazer mais com menos esforço e recursos, garantindo a validação das principais informações processuais, é o caminho para aumentar a efetividade das ações da Divisão de Fiscalização de Aposentadorias, Reformas e Pensões”, destacou Inaldo Oliveira.