TCE-PI abre Jornada do Conhecimento em Água Branca com foco em capacitação e aproximação com a sociedade

, em Destaques, Notícias

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizou, na noite da última quarta-feira (03), a abertura da 18ª edição da Jornada do Conhecimento, no município de Água Branca. O evento visa promover a capacitação de gestores públicos, servidores e representantes da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer o controle social e garantir uma administração pública mais eficiente e transparente.

Desde sua primeira edição, a Jornada do Conhecimento já alcançou mais de 5.600 participantes, entre prefeitos, vereadores, gestores, líderes comunitários e outros agentes públicos. A ação integra um dos pilares estratégicos do TCE-PI: o caráter pedagógico, que alia fiscalização à educação e à prevenção de irregularidades.

Na abertura do evento, a conselheira Flora Izabel, diretora-geral da Escola de Gestão e Controle do TCE-PI, destacou o papel inovador do Tribunal. “O TCE-PI sempre esteve à frente do seu tempo, um exemplo é a presença de quatro mulheres conselheiras, algo único no país. Agora, com a Jornada do Conhecimento, entendemos que, além de fiscalizar e punir, precisamos também educar. Quando temos esse tipo de ação, temos menos desorganização”, afirmou. Ela ressaltou ainda a crescente demanda de municípios por parcerias com o Tribunal. “Isso mostra que estamos no caminho certo, estamos à disposição para orientar. Contem conosco nesse processo de aperfeiçoamento.”

O prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, também falou sobre a importância da presença do Tribunal nos municípios. “O TCE sempre foi visto como um órgão que apenas fiscaliza, o que gerava medo em muitos gestores. Hoje, vemos um Tribunal que quer ensinar, qualificar, tirar dúvidas e contribuir para uma gestão eficiente e responsável. Esse apoio é de grande importância”, destacou.

Representando a Associação Piauiense de Municípios (APPM), a prefeita de Pimenteiras, Lucia Lacerda, reforçou a importância da parceria entre o TCE e os municípios. Ela também apresentou o Conselho da Mulher Municipalista, para incentivar a participação feminina na gestão pública.

O conselheiro Kleber Eulálio ressaltou a nova postura dos Tribunais de Contas. “Nosso papel é fiscalizar, mas também estamos aqui para trocar conhecimento. Nos interessa que as coisas sejam feitas da maneira certa, e isso só é possível com diálogo e união de esforços para resolver problemas.”

A programação da Jornada em Água Branca foi aberta com a palestra “Desafios do Gestor Público Municipal”, ministrada pelo conselheiro substituto Jaylson Campelo. Ele abordou aspectos práticos enfrentados pelos gestores no cotidiano, destacando os desafios na formação de equipes qualificadas, a responsabilidade com a prestação de contas, a importância da transparência, a elaboração de projetos, os processos de licitação e a implementação de políticas públicas nas áreas de assistência social, saúde e educação.

Na sequência, o desembargador Arnaldo Boson, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, proferiu a palestra “Planejamento Estratégico na Administração Pública: Desafios e Benefícios na Implementação”. Ele detalhou a importância do planejamento como instrumento fundamental para a gestão pública, explicando que ele proporciona uma direção clara às ações do governo, promove a transparência e contribui para o uso eficiente dos recursos públicos.