
Em alusão ao Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado nessa segunda-feira, 26 de janeiro, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da sua Comissão Permanente de Meio Ambiente, que é presidida pela conselheira Lilian Martins, realizou na manhã de hoje (27) o plantio de 35 mudas de árvores (Ipês, Jacarandás e Caneleiros) no entorno do Tribunal.
A ação, que conta com a parceria da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) e da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU Sul); do Ministério Público do Estado (MPPI) e da Associação Piauiense de Municípios (APPM), também é parte do projeto “Teresina Verde Que Te Quero Verde”, idealizado pelo empresário Silvio Leite.
A atividade contou com a presença de membros e servidores do TCE-PI, como as conselheiras Lilian Martins, Waltânia Alvarenga e Rejane Dias, além dos conselheiros Delano Câmara e Jaylson Campelo, da procuradora do MPC-PI, Raíssa Rezende, além de representantes dos demais órgãos parceiros mencionados anteriormente, com a promotora Áurea Madrugada, que coordena a comissão ligada ao Meio Ambiente no MPPI, e o secretário municipal do Meio Ambiente, Bessah Sá.

“É um pouco de educação, pra nós e pra cidade. As pessoas que por aqui passarem vão ver essa região muito mais bonita e arborizada, e, certamente, vão se sensibilizar com essa causa. E é com a soma dessas pequenas-grandes ações que a gente vai construindo um lugar mais sustentável e saudável ambientalmente”, disse a conselheira Lilian Martins.
A atividade é parte do Plano de Arborização do Centro Administrativo, onde o TCE-PI está localizado, integrando, ainda, as políticas institucionais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, contribuindo para a ampliação da
cobertura vegetal, a melhoria das condições ambientais, o equilíbrio térmico da região e a valorização dos espaços públicos do entorno do Centro Administrativo.

Ficou estabelecido, ainda, que os órgãos presentes realizarão estudo conjunto para viabilizar a manutenção contínua das árvores implantadas, incluindo a definição de responsabilidades específicas, periodicidade das ações de cuidado e diretrizes técnicas que assegurem o pleno desenvolvimento das espécies no trecho abrangido pelo projeto.



