Comissão do TCE-PI conhece ferramenta de inteligência artificial para pesquisa de jurisprudência

, em Destaques, Notícias

A Comissão de Supervisão Normativa e Estudos Jurídicos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), presidida pela conselheira Waltânia Alvarenga, realizou reunião nesta segunda-feira (16) para a apresentação de uma ferramenta de inteligência artificial voltada à pesquisa de jurisprudência da Corte. A solução tecnológica, que está em fase de testes, está sendo desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TCE-PI.

Durante o encontro, o diretor de Sistemas e Dados, Antônio Filho, apresentou o funcionamento prático da plataforma. A ferramenta utiliza inteligência artificial generativa, com interface semelhante a um chat, permitindo que o usuário formule perguntas diretas sobre a jurisprudência do Tribunal e obtenha respostas de forma ágil e objetiva.

O banco de dados que alimenta a ferramenta é composto pelos boletins de jurisprudência elaborados mensalmente pela Coordenadoria de Registro de Julgados (CRJ), garantindo que as consultas estejam baseadas em decisões consolidadas do colegiado da Corte de Contas.

A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso e a consulta à jurisprudência, considerada essencial para advogados, jurisdicionados, conselheiros, servidores e cidadãos em geral, ao auxiliar na correta interpretação e aplicação das normas, além de refletir os entendimentos e valores das decisões do Tribunal.

De acordo com a chefe de Comissão de Regimento e Jurisprudência – CRJ, Yngrid Fernandes, o sistema ainda está em fase inicial de testes e, em um primeiro momento, será disponibilizado exclusivamente para os servidores do TCE-PI. A apresentação realizada nesta segunda-feira marcou o primeiro contato institucional com a ferramenta, que deverá passar por ajustes e aprimoramentos antes de uma eventual ampliação do acesso.