
Já estão abertas as inscrições para a 23ª Jornada do Conhecimento, evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC) Conselheiro Alcides Nunes. Desta vez, prefeitos, vereadores, gestores, servidores públicos e a sociedade civil da região de Cocal terão acessos a palestras e debates com técnicos experientes sobre os mais diversos aspectos da administração e do serviço público. O evento vai acontecer nos dias 24 e 25 próximos, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFPI) de Cocal. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
A Jornada começa às 18 horas de segunda-feira, com a abertura sendo feita pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, e pela conselheira Flora Izabel, diretora-geral da EGC. Participam da solenidade o prefeito e a presidente da Câmara Municipal de Cocal, Cristiano Felippe de Melo Brito e Simone Silva dos Santos. Além do presidente da Avep, vereador Rodrigo Rocha Cerqueira, o presidente da APPM, prefeito Admaelton Bezerra Sousa e a presidente do Conselho da Mulher Municipalista, a prefeita Maria Lúcia de Lacerda e o diretor do IFPI Raimundo Pio Mendes Vieira Júnior.
A primeira palestra será “Os desafios do gestor público municipal”, ministrada pelo conselheiro Jaylson Campelo. Em seguida a superintendente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), Gilvana Nobre Rodrigues Gayoso Freitas, vai falar sobre “Envelhecer com Dignidade”.
O evento prossegue na terça-feira a partir das 8h30 com a palestra “Governança nas contratações públicas e responsabilidade: a alta administração na otimização dos processos licitatórios”, com o auditor de controle externo Ramon Patrese Veloso e Silva. Em seguida, a diretora de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas do TCE-PI, auditora Liana de Castro Melo Campelo, fala sobre “Gestão eficiente de frota e patrimônio no setor público”.
Outras palestras da manhã serão: “A reforma previdência nos municípios: o que muda?”, com o chefe da Divisão de Fiscalização de Aposentadoria, Reformas e Pensões do TCE-PI, auditor Alex Lial Sertão; e “Diagnóstico dos desafios a serem enfrentados pelos municípios para uma disposição final adequada dos resíduos sólidos”, com o auditor Carlos André da Silva.
A partir das 14h a Jornada prossegue com o auditor Leonardo Santana Pereira falando sobre “Prestação de contas para uma gestão segura e transparente”. O tema seguinte será “O controle interno como ferramenta de transformação da gestão municipal”, com a diretora executiva da EGC, auditora e professora-doutora Maria Valéria Santos Leal. “Orçamento público e portal da transparência” será o tema da palestra ministrada pelo auditor Tércio Gomes Rabelo, assessor de Planejamento e Desenvolvimento do Controle Externo. Para encerrar o evento, o diretor de Fiscalização de Pessoal e Previdência do TCE-PI, auditor José Inaldo de Oliveira e Silva falará sobre “O controle externo das folhas de pagamento no poder público”.


