TCE-PI e Força Tarefa Popular renovam parceria para cursos sobre controle social

, em Destaques, Notícias

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e a Força Tarefa Popular (FTP), entidade da sociedade civil que atua na fiscalização das gestões públicas, iniciaram as tratativas para a renovação da parceria voltada à realização do curso de formação de controladores sociais e ao fortalecimento do controle social nos municípios. A pauta também incluiu a 20ª edição da Marcha contra a Corrupção pela Vida e em Defesa do Clima, organizada pela FTP.

O presidente da Corte de Contas, conselheiro Kennedy Barros, recebeu o coordenador e a gestora de projetos da FTP, advogado Arimatéia Dantas e Maisa Vanderlei, na segunda-feira passada (9) para acertar os detalhes do curso que será realizado por meio da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes e também para confirmar a presença na abertura da Marcha. O conselheiro substituto Jaylson Campelo também participou do encontro.
 
Nos dias 16 e 17 de maio será realizado o primeiro curso de formação de controladores sociais em São João do Arraial, reunindo representantes de diversos municípios da região Norte do Piauí. O evento antecede a Marcha anual da FTP, que terá início na segunda quinzena de maio, saindo de Teresina e passando por São João do Arraial, Matias Olímpio, Campo Largo, Porto e Miguel Alves, até chegar ao município de União.

“Temos essa parceria com a Força-Tarefa Popular, movimento que representa o controle social. Queremos oportunizar a preparação daqueles que integram as marchas para que se tornem conhecedores dos seus direitos e das formas de fiscalizar. É uma maneira de o Tribunal contar com mais agentes buscando transparência, melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, o fortalecimento da cidadania. É isso que se busca no Estado Democrático de Direito”, destacou Kennedy Barros.

Durante a reunião também foram apresentadas outras propostas da FTP ao TCE-PI, entre elas a apresentação dos dados do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) 2025 aos conselheiros, em sessão prevista para a primeira semana de março.

Arimatéia Dantas ressaltou que o objetivo do encontro foi fortalecer a fiscalização pública e o controle social democrático junto à população, com o apoio do TCE-PI. “A FTP apresentou propostas e saímos com avanços importantes. Iniciamos uma articulação entre o Tribunal de Contas, a Força-Tarefa e as controladorias municipais para aprimorar a atuação dos controladores. Também conhecemos os procedimentos adotados pelo Tribunal quanto à transparência das chamadas emendas PIX, que serão acompanhadas e fiscalizadas pela sociedade e pela FTP-PI”, enfatizou o coordenador.