
Os 15 anos da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) foram comemorados na manhã de hoje (10) em uma solenidade no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), com apresentação de um vídeo institucional sobre as ações desenvolvidas desde a sua fundação, com projetos como o Sextas sem Conta, Coral Contas & Cantos, capacitações e Jornadas do Conhecimento. “Ao longo dos anos nós temos sido o braço pedagógico e preventivo do TCE-PI, atuando em todas as regiões”, afirmou a conselheira Flora Izabel, diretora-geral da EGC.
Aconteceu também o painel “História e memória das escolas de governo do Piauí – instrumentos de transformação da sociedade”, com a participação do desembargador Manoel Dourado, diretor-geral da Escola do Judiciário; de Carlos Alberto Júnior, diretor da Escola de Governo do Estado; e do deputado Wilson Brandão, diretor da Escola do Legislativo. O painel foi mediado pela auditora de controle externo Valéria Leal, diretora-executiva da EGC. Os diretores apresentaram as suas ações, com ênfase para a formação continuada dos servidores e a busca da excelência no serviço público, com destaque para a interiorização dos cursos no judiciário e no legislativo.
“A Escola de Contas é o braço de formação do TCE-PI. Nós nascemos com o propósito de capacitar pessoas para administrar com excelência os órgãos estaduais e municipais, de treinar servidores, secretários e vereadores. Ao revisitar a história, vemos claramente como crescemos e atendemos demandas de vários outros setores como a Avep, contadores e economistas. Só nos últimos três anos realizamos 23 Jornadas do Conhecimento em todas as regiões do Estado, além de cursos, oficinas e capacitações”, disse a diretora-geral, conselheira Flora Izabel.
Ela afirmou também que a EGC tem o compromisso de continuar avançando, de buscar novas parcerias como as mantidas com a Universidade Federal do Piauí e com o Instituto Federal do Piauí que permitem oferecer cursos de especialização, mestrado e até doutorado. “Sei que o futuro nos desafia, mas a EGC está pronta”, garantiu.
HOMENAGENS
Ao final da solenidade ocorreu a entrega do Selo Comemorativo de Reconhecimento “Construção e Legado” a diversas pessoas ligadas à EGC, como o ex-conselheiro Olavo Rebelo, que foi o seu primeiro diretor, entre 2011 e 2012; o conselheiro substituto Delano Câmara, diretor entre 2013 a 2018; conselheiro Jackson Veras, diretor no biênio 2021/2022; conselheiro Kléber Eulálio, diretor entre 2023 e 2024 e o procurador Pinheiro Júnior.
Também foram homenageados o conselheiro-presidente Kennedy Barros, que foi representado por sua chefe de Gabinete Carol Barros, em decorrência de viagem; e o conselheiro substituto Jaylson Campelo (diretor entre 2019 e 2020), representado pela chefe de gabinete Lidiane Freitas porque também está em viagem. Os servidores aposentados Valdira Soares e Patrício Piauiense, este representado pela servidora Anete Marques, também foram homenageados.






































