
Na manhã desta sexta-feira (31), o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros, recebeu o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), conselheiro Manoel Paulo de Andrade Neto, para a celebração de um protocolo de intenções voltado ao intercâmbio técnico e ao compartilhamento de sistemas e informações institucionais entre as duas Cortes de Contas.
Durante o encontro, o presidente do TCDF destacou o interesse em conhecer e acessar soluções tecnológicas desenvolvidas pelo TCE-PI, reconhecido nacionalmente por suas ferramentas de apoio à fiscalização.

“O TCDF manifesta a intenção em acessar e conhecer sistemas, plataformas e soluções tecnológicas desenvolvidas e mantidas pelo TCE-PI, em especial a Matriz de Risco Tridimensional, o SAGRES, o Painel de Preços e o SPIDER (Análise de Vínculos)”, afirmou o conselheiro Manoel Paulo de Andrade Neto.
O presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, ressaltou a importância da parceria entre os Tribunais de Contas brasileiros e destacou o interesse da Corte piauiense em também conhecer experiências exitosas do TCDF.

“Essas iniciativas fortalecem a integração e a modernização dos Tribunais de Contas do país. O TCE-PI demonstra a intenção em conhecer a Metodologia de Seleção e Julgamento de Contas de Gestão e de Denúncias e Representações, adotada pelo TCDF”, destacou Kennedy Barros.
A comitiva do TCDF foi composta pelo presidente Manoel Paulo de Andrade Neto; Patrício Rogério Pereira Santiago, chefe de Gabinete; Antônio Alexandre do Nascimento Filho, secretário-geral de Controle Externo; Paulo Cavalcanti de Oliveira, secretário-geral de Administração; Ednaldo Ramos Souza, secretário de Tecnologia da Informação; Elwys Presley dos Reis, secretário de Contas; Marcello Barros de Oliveira, assessor do Núcleo de Informações Estratégicas; e André Fagundes Mendes, diretor do Núcleo de Informações Estratégicas.

Na quinta-feira (30), os representantes do TCDF participaram de uma visita técnica conduzida pelo chefe do Núcleo de Gestão de Informação Estratégica (NUGEI) do TCE-PI, João Luís, ocasião em que puderam conhecer o funcionamento dos principais sistemas utilizados pela Corte piauiense.
De acordo com João Luís, o protocolo firmado entre as instituições não gera obrigações financeiras nem vínculos jurídicos de cooperação efetiva, servindo apenas como um instrumento preliminar de manifestação de vontade mútua para futuras ações de colaboração técnica e institucional.
“O TCE-PI reafirma, com esta iniciativa, seu compromisso com a inovação, a transparência e a integração entre os Tribunais de Contas do país, contribuindo para o fortalecimento do controle externo e para a melhoria da gestão pública em âmbito nacional”, destacou Kennedy Barros, presidente do TCE-PI.


