TCE-PI apresenta ferramenta de acompanhamento do Plano de Logística Sustentável 2024-2027

, em Destaques, Notícias

 
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizou, nesta terça-feira (30), reunião para a apresentação da ferramenta de acompanhamento do Plano de Logística Sustentável (PLS) 2024-2027. A nova ferramenta permitirá o monitoramento em tempo real dos indicadores e das iniciativas previstas no Plano, possibilitando identificar variações em relação ao planejado e verificar se os objetivos propostos estão sendo atingidos.

Na ocasião, a ferramenta foi apresentada aos servidores dos setores responsáveis pelos projetos e ações do PLS, que terão a função de alimentar o sistema de acompanhamento.

A conselheira Lilian Martins, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Coordenadora do Comitê de Logística Sustentável do TCE-PI, destacou o monitoramento. “A ferramenta vai permitir que o Tribunal consiga mensurar de forma clara os avanços e resultados do Plano de Logística Sustentável. Trata-se de um tema transversal, que envolve diferentes setores do TCE-PI, e por isso é essencial que todos estejam integrados e conscientes do que cada área está realizando”.

Durante o encontro, também foi apresentada a página de Logística Sustentável, espaço digital criado para ampliar a transparência e facilitar o acesso da sociedade às iniciativas socioambientais do Tribunal. No ambiente, estarão reunidos os projetos, ações em andamento e todas as versões do PLS já publicadas, consolidando em um só local as práticas do TCE-PI na área de sustentabilidade.

Sobre o PLS 2024-2027

O Plano de Logística Sustentável 2024-2027 é o documento que orienta as ações do Tribunal para o fortalecimento da gestão responsável dos recursos, a redução dos impactos ambientais e a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho. A iniciativa dá continuidade à primeira edição do PLS (2020-2023), revisando as ações já executadas e incorporando novas medidas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O plano organiza-se em quatro eixos temáticos:

  • Compras, contratações e uso sustentável de recursos;
  • Atividades de controle externo;
  • Qualidade de vida no trabalho, comunicação e capacitação;
  • Gestão de resíduos e autossuficiência na atividade de controle externo.

A partir desses eixos, foram definidos oito temas sustentáveis, que estruturam as iniciativas para os próximos anos: uso racional da energia elétrica; uso racional da água e gestão do esgoto; transparência; consumo responsável de materiais; gestão de resíduos sólidos; capacitação socioambiental e sensibilização; qualidade de vida no trabalho; e compras e contratações sustentáveis.