• Inscreva-se na III Conferência Diálogos com o Futuro
  • EGC reúne Escolas de Governo do Piauí para criação de uma Rede Estadual

    O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da sua Escola de Gestão e Controle (EGC), reuniu representantes das Escolas de Governo existentes no Estado para o início das tratativas de criação da Rede de Escolas de Governo do Piauí: iniciativa da EGC do TCE-PI. A conselheira Flora Izabel, diretora-geral da Escola, conduziu a reunião, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (9) na sede da EGC. Os representantes, por unanimidade, acolheram a proposta da criação da Rede, marcada para ser lançada no dia 26 de agosto, em evento que marcará as comemorações do aniversário de 15 anos da EGC.

    “Com esse espírito de colaboração, convidei hoje (9) as Escolas para apresentar uma proposta ousada e necessária: a criação da Rede de Escolas, que tem como objetivo estabelecer um espaço permanente de cooperação técnico-pedagógica entre as Escolas de Governo, Escolas Judiciais e Escolas Legislativas, promovendo ações integradas de formação, capacitação e aperfeiçoamento de servidores e agentes públicos”, pontuou a conselheira Flora.

    Os participantes se apresentaram e falaram um pouco sobre as ações de suas Escolas, propondo pautas para a Rede, que, dentre outras ações, para favorecer o compartilhamento de boas práticas, metodologias inovadoras e conteúdos pedagógicos de excelência, além da troca/disponibilização de servidores/formadores entre si, como forma de promover o engajamento dos próprios servidores, valorização os talentos locais.

    Participaram da reunião de hoje as seguintes Escolas: Escola de Gestão e Controle do TCE-PI, Escola do Judiciário do Piauí (EJUD), Escola do Legislativo Estadual (ELEPI), Escola do Legislativo Municipal de Teresina, Escola do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, Escola da Advocacia (ESA), Escola Fazendária, Escola de Gestão do Governo do Piauí (EGEPI) e a Escola da Defensoria Pública do Piauí.

    “Queremos realizar, de forma conjunta, cursos, seminários e eventos que estimulem o aprendizado contínuo, a inovação e o uso de tecnologias educacionais. Além disso, buscamos fomentar uma cultura sólida de governança pública, ética e cidadania”, completou a conselheira Flora Izabel.

    Uma comissão organizadora foi formada para que os trâmites legais sejam realizados de maneira organizada, dentro da legislação vigente, com foco na criação do documento de cooperação técnica e criação/fundação da Rede. A equipe se reunirá nos próximos dias, para novos encaminhamentos.

    Confira, abaixo, alguns registros da primeira reunião da Rede.