3º LabTCs: TCE-PI apresenta uso do Microsoft Lists em painel sobre gestão de processos

, em Destaques, Notícias

 

O Auditor de Controle Externo, Tércio Gomes Rabelo, apresentou a experiência do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) com a ferramenta Microsoft Lists durante o painel sobre Gestão de Processos, no 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs), realizado em São Paulo.

A iniciativa tem contribuído significativamente para o aperfeiçoamento das atividades de fiscalização. “Durante o evento, apresentei a experiência do TCE-PI com a utilização do Microsoft Lists como uma boa prática no apoio às atividades de fiscalização. Mostrei como a ferramenta tem sido usada para estruturar e organizar informações relacionadas às ações de controle externo, como o registro do volume de recursos fiscalizados (VRF), os benefícios propostos e efetivos, decisões do Tribunal e pareceres das contas de governo”, explicou Rabelo.

Além da organização dos dados, a integração da ferramenta com outras soluções do pacote Microsoft 365 tem ampliado a eficiência do trabalho no Tribunal. Tércio destacou a integração do Microsoft Lists com ferramentas como Power BI, para geração de painéis; Power Automate, para automação de processos; e SharePoint, para o compartilhamento interno e externo de informações. 

De acordo com o auditor, a principal mensagem da apresentação foi demonstrar como uma solução simples, acessível e já disponível na estrutura do TCE-PI pode ser usada de forma estratégica. “A experiência tem dado bons resultados e pode, inclusive, servir de referência para outros Tribunais”, concluiu.

O LabTCs

O LabTCs tem origem no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), que avalia e destaca boas práticas no âmbito dos órgãos de controle. A partir do mapeamento, são selecionadas experiências que demonstram impacto positivo na eficiência, transparência e modernização da administração pública para serem apresentadas durante o evento.

A iniciativa visa incentivar a implementação de boas práticas em diferentes contextos institucionais e promover discussões sobre tendências, técnicas e soluções inovadoras para aprimorar a atuação dos Tribunais de Contas

O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR) e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO).