TCE Piauí faz visita institucional à Comunidade Quilombola Mimbó

, em Destaques, Notícias

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), liderado pela equipe da Divisão de Fiscalização da Assistência Social e outras Políticas Públicas (Divisão IV (DFPP)), foi à Comunidade Quilombola Mimbó, em Amarante-PI, Sul do Estado, na manhã da última sexta-feira (27), para conhecer a realidade local, as atividades públicas desempenhadas na região e as principais necessidades para que haja maior efetividade das políticas públicas à população quilombola presente.

Entre as atividades desenvolvidas por lá, estão a agricultura familiar e o artesanato, com produção de peças à base de retalhos e outros tecidos. São mais de 600 quilombolas vivendo na Comunidade Mimbó, que já possui 203 anos de existência e de luta contra o escravismo. Por lá, todos um certo grau de parentesco e compartilham o mesmo sobrenome: Paixão, como a dona Idelzuíta Paixão, parte da memória viva do Quilombo Mimbó. Ela é neta por parte de pai e mãe dos fundadores da comunidade e foi a primeira professora leiga do Piauí, alfabetizando toda a comunidade.


O conselheiro substituto Jaylson Campelo ao lado de dona Idelzuíta Paixão, quilombola do Mimbó

A equipe do TCE contou com a presença do conselheiro substituto Jaylson Campelo, assessor da Presidência; do diretor de Fiscalização de Políticas Públicas, auditor Gilson Araújo, e da chefe da Divisão IV, auditora Ângela Vilarinho, além de outros técnicos do Tribunal.

“Essa comunidade é uma riqueza para o Estado do Piauí e deve ser preservada como tal. É uma obrigação do Estado ajudar essa comunidade e é papel do TCE assegurar que isso aconteça. Essa, portanto, é uma oportunidade única de conhecermos a dinâmica de como tudo funciona por aqui e podermos ajudar da melhor forma, fomentando a eficácia do uso dos recursos públicos nas políticas públicas necessárias ao povo quilombola”, disse o conselheiro Jaylson.

A quilombola Martha Paixão falou em nome da comunidade. “É um momento muito feliz pra gente. Receber o Tribunal de Contas nos deixa esperançosos por dias melhores, por mais serviços, mais benefícios ao nosso povo. O interesse de vocês nos deixa felizes”, disse.

Um amplo trabalho de diagnóstico e de coleta de dados e informações está sendo realizado pela equipe da nova Divisão criada pelo Tribunal, com foco na Assistência Social e em outras políticas públicas. O trabalho será condensado e transformado em efetividade dessas políticas, numa atuação conjunta com o poder executivo, estadual e municipal, contemplando todas as cidades do Piauí.