TCE-PI realiza workshop sobre “Planejamento de Contratações Públicas nos Municípios”

Na manhã desta segunda-feira (02), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), em parceria com a Secretaria de Administração da Prefeitura de Teresina, realizaram workshop sobre “Planejamento de Contratações Públicas nos Municípios” na Escola de Gestão e Controle (EGC). Ainda durante o evento, aconteceu o lançamento do “Manual de Planejamento de Contratações Públicas do Município de Teresina”, produzido pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos e a Secretaria Municipal de Finanças de Teresina.

“Capacitar o gestor, a fim de evitar erros nas prestações de contas é um dos pontos que o TCE-PI busca atualmente. Hoje, no lançamento do “Manual de Planejamento da Contratação”, podemos perceber a preocupação dos gestores em capacitar seus servidores, especialmente a Prefeitura de Teresina”, destacou o conselheiro Kléber Eulálio, que durante a solenidade estava representando o presidente da Corte de Contas, o conselheiro Kennedy Barros. 

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, durante sua fala, destacou a importância do lançamento do Manual, reforçando que “o trabalho reunido na cartilha foi apresentado ao TCE-PI antes de ser lançado”.

O diretor de Fiscalização de Licitações e Contratos (DFCONTRATOS), Elbert Alvarenga, ressaltou a importância desse tipo de material. “Nós aqui do tribunal buscamos dar um caráter orientativo para melhorar a gestão. Esperamos que o material compilado nesta cartilha seja internalizado não só pelos servidores da prefeitura de Teresina, mas também sirva de exemplo para os demais gestores do Estado do Piauí”, frisou.  

A programação contou ainda com palestras, cujos temas discutidos foram a padronização de procedimentos na fase de planejamento das contratações, ministrada pelo auditor municipal Ricardo Teixeira, da secretaria Municipal de Adm. e Recursos Humanos da Prefeitura de Teresina, e os Desafios da aplicação da nova Lei de Licitações e Contratos pelos Municípios, ministrada pelo auditor de controle externo do TCE-PI, Ramon Patrese.