TCE-PI participará do lançamento de Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

, em Destaques, Notícias

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) participará, no próximo dia 20 de maio, às 10h, do lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). O objetivo é apoiar as organizações públicas brasileiras no enfrentamento da corrupção, levar conhecimento aos gestores e orientá-los na promoção de uma administração pública com integridade. A proposta é da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação das Redes de Controle nos Estados.

Gestores das organizações públicas das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação serão beneficiados pelo programa. Por meio de uma plataforma de autosserviço online contínua, as instituições serão avaliadas e descobrirão, previamente, os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas.  Serão oferecidas, ainda, orientações, treinamentos, modelos, planos de ação e parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para a implantação dos mecanismos de controle à corrupção.

João Luís Júnior, auditor de controle externo e um dos representantes do TCE-PI na Rede de Controle da Gestão Pública, explica como o Tribunal de Contas vai atuar na realização do programa. “O TCE-PI faz parte da Rede de Controle no Estado do Piauí, que coordena o PNPC. O Tribunal vai participar, principalmente, na divulgação do programa para o máximo de gestores municipais e estaduais participarem e também vai instruir um processo de levantamento para realizar o diagnóstico”, afirmou.

Além do TCE-PI, instituições como o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), bem como a Superintendência da Controladoria Geral da União (CGU) e a Secretaria do Tribunal de Contas da União (TCU) no estado auxiliam na condução da Rede de Controle no Piauí.

O evento tem como público-alvo os gestores, controladores e demais colaboradores das mais de 18 mil organizações públicas cadastradas em todo o Brasil. O lançamento será aberto ao público e as informações sobre inscrição e programação podem ser conferidas no site do Instituto Serzedello Corrêa (ISC). A transmissão será feita pelo canal do TCU no YouTube. Mais detalhes também podem ser conferidos no site da Rede de Controle da Gestão Pública.

Com informações do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI)