TCE-PI e TJ-PI vão ministrar cursos de formação aos servidores do Judiciário

, em Destaques, Notícias

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros, esteve reunido na manhã de hoje (27), em seu gabinete, com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida, para iniciar a discussão sobre uma parceria através da Escola de Gestão e Controle com o objetivo de qualificar servidores do Poder Judiciário, principalmente nas áreas de gestão de contratos e licitações.


Segundo o presidente do TJ-PI, existe uma demanda nessas áreas e ele veio ao TCE-PI buscar essa parceria porque entende que as instituições precisam trabalhar irmanadas para que o controle interno seja cada vez mais aprimorado e a sociedade receba os serviços que necessita.

Kennedy Barros disse que vê com bons olhos essa aproximação dos diversos órgãos e poderes pois, antes, apesar de cada um prestar os seus serviços, viviam dissociados. Agora, com a busca de integração e de diálogo, as ações vão gerar muito mais resultados.
“O Judiciário tem a sua escola e junto com a nossa escola poderemos desenvolver a formação dos servidores em várias áreas. Em acompanhamento fiscal, em fiscalização, em gestão de contratos, em acompanhamento de licitações. A demanda quem vai decidir é o Judiciário, mas pode ser sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, ordenamento de despesas, onde houver necessidade”, pontuou.

O presidente do TCE-PI sugeriu que seja realizado um encontro entre os diretores da Escola do Judiciário e da Escola de Gestão e Controle para definir como será feita a parceria, as demandas que existem e os cursos e seminários a serem realizados, na sede da Corte de Contas ou mesmo nos espaços do Tribunal de Justiça.
Participaram do encontro os conselheiros substitutos Delano Câmara e Jackson Veras.