Brasília:Governadores eleitos debatem relatórios de diagnóstico dos estados brasileiros

, em Destaques
alt

alt

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU),ministro Augusto Nardes, destacou que o Seminário Pacto pela Boa Governança ,aberto no inídio da tarde, no Museu da República, em Brasília,“é um momento histórico para o controle externo e um momento ímpar para o Brasil”. Segundo Nardes, como órgãos fiscalizadores,o TCU e os TCs “estão unidos em torno de um pacto. Esse pacto é  o resultado de um sonho”,afirma.

Presente ao Seminário, o presidente em exercício Michel Temer, afirmou que o TCU inaugura um momento que é fundamental para o cenário político nacional. É o momento político administrativo,segundo ele, a participação da Sociedade e Instituições é fundamental para a boa governança.

No Seminário,foi assinada a Carta de Brasília,uma proposta de indicadores de Boa Governança,entregue aos governadores eleitos.A Carta lista os principais gargalos do país,a partir do estudo feito pelos Tribunais de Contas dos Estados.

O evento prossegue em formato de talk show, onde jornalistas convidados discutem com governadores eleitos, os temas como Saúde, Educação, Infraestrutura,Previdência e Segurança. O governador eleito do Rio de Janeiro, Luís Fernando Pezão,participou do primeiro painel e destacou as dificuldades encontradas pelo Rio, na execução de obras que irão viabilizar as Olimpíadas de 2016. Neste momento, o painel sobre Saúde reúne o governador eleito do Distrito Federal,Rodrigo Rolemberg,além do governador reeleito do Pará, Simão Jatene.

O governador do Piauí, Wellington Dias participará do Painel sobre Educação,marcado para às 17:20h