Exposição “Pioneiras” é encerrada com sucesso no TCE Piauí

, em Destaques, Notícias

Foi encerrada no final da manhã de hoje (31) a exposição “Pioneiras”, em alusão ao dia e ao mês das mulheres. Aberta no dia 14 passado, até hoje mais de 200 servidores e visitantes do Tribunal de Contas do Estado do Piauí passaram pelo evento, realizado conjuntamente pela Corte e pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).

“Essa exposição trás um recado no sentido de não alijar as mulheres, de multiplicar e valorizar suas experiências, no sentido de dizer para a sociedade que essas pessoas marcaram e marcam a sua época”, afirmou o presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros. Ele acrescentou que a Corte é um exemplo para o Brasil, pois dos sete conselheiros quatro são mulheres e no pleno, composto por onze membros, sobressaem-se as quatro mulheres.

Ao falar em nome do Conselho Estadual de Cultura, a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, disse que a exposição é itinerante e já passou pelo Palácio de Karnak, Rio Poty Shopping, Museu do Piauí e do TCE vai para a OAB-PI. “São 29 mulheres homenageadas, mas há espaço para a sugestão de outros nomes. Nós precisamos ocupar os espaços, pois quando as mulheres fazem isso dizem a que vieram”, garantiu. Os conselheiros do CEC Gilson Calland e Itamar Guimarães também participaram do evento.

O historiador Bernardo Sá citou as homenageadas desde Esperança Garcia, considerada a primeira advogada do Brasil, passando pela primeira conselheira do TCE, Waltânia Alvarenga, por Francisca Trindade e outras expressões das artes, da literatura, da política, da medicina e do serviço público. “Já tivemos uma governadora, mas nunca tivemos uma prefeita de Teresina”, disse. Ao final, sugeriu que no próximo ano, em março, ocorra a exposição das pioneiras do TCE.