Evento destaca a importância da promoção da saúde mental e emocional

O Tribunal de Contas do Estado (TCE–PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), promoveu na última sexta-feira (27) a oficina “Renovando Atitudes no Ambiente Organizacional”, como ação da campanha “Janeiro Branco”, que busca conscientizar sobre a promoção da saúde mental e emocional. 

Entre os objetivos do Janeiro Branco está fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental e da felicidade ao longo de todo o ano. A campanha também quer chamar a atenção para o tema da saúde mental das pessoas. A oficina foi conduzida pela psicóloga Valquíria Nogueira, da Escola de Contas do TCE-PI. 

Para ela, ações como essa são extremamente importantes para despertar as pessoas para a necessidade de planejar iniciativas que possam melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e nas relações sociais. “As organizações, públicas ou privadas, trabalham com capital humano, então não se consegue produtividade se o ser humano que compõe a organização não estiver bem, pois é necessário objetivar o melhor para o servidor”, expõe. 

 

alt

O Janeiro Branco foi uma iniciativa de um grupo de psicólogos de Minas Gerais, em 2014, para a conscientização da importância da saúde mental, pois existe o hábito de se buscar ajuda somente diante da doença mental. O nome da campanha está relacionado ao fato do branco ser a cor a partir da qual toda outra cor pode aparecer, se destacar, existir e acontecer como um projeto, uma possibilidade. A cor branca nos possibilita qualquer ideia, qualquer criação, qualquer ousadia, qualquer realização. O branco possibilita inícios e (re)inícios, partidas e convites à criatividade. 

A oficina faz parte das iniciativas do programa SER TCE (Saúde, Educação e Responsabilidade Social) do Tribunal de Contas do Estado. Para a servidora Nádia Takeuchi Ayres, que participou da oficina, a iniciativa foi extremamente válida. “Apesar de não conhecer o Janeiro Branco, descobri a importância da promoção e prevenção da saúde mental. E o TCE-PI como sempre com iniciativas de vanguarda. Está acima daquilo que a gente espera, investindo cada vez mais nos seus servidores”, diz ela.

 

alt

 

alt

 

alt

 

alt

 

Tags: ,

Deixe o seu comentário!