Tribunal começa a coletar dados para composição do IEGM

, em Destaques

alt

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí inicia hoje (15) a implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal. Entre os dias 15 de junho e 15 de julho os gestores municipais deverão preencher os questionários para avaliação nas áreas de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.

O IEGM é uma ferramenta inovadora para mensurar, de forma transparente e objetiva, a eficácia das políticas públicas municipais. O índice foi criado com o intuito de modernizar e tornar eficientes e efetivos os serviços públicos, de modo a acompanhar a evolução das necessidades sociais. 

Como ocorre

As prefeituras fornecem os dados e, após coleta e checagem pelo TCE-PI, o Tribunal fará um  diagnóstico de como os municípios tratam questões como a construção de creches, destinação do lixo, uso racional da água e medidas preventivas adotadas na área da defesa civil contra desastres naturais.

Os resultados darão a oportunidade ao gestor de correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do seu planejamento.