TCE implanta sistema que padroniza relatório de contas

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O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) implantou o Sistema de Emissão de Relatórios de Contas Anuais (Serca), que agiliza o processo de análise de contas e padroniza as informações das auditorias de todos os órgãos e entidades da Administração Estadual. O programa também dá mais qualidade aos relatórios emitidos pelos auditores de controle externo e permite gerar um banco de dados para pesquisa, análise de gestão e futuras auditorias.

O Serca foi desenvolvido pelos auditores de controle externo Fábio Cordeiro, da Diretoria de Informática do TCE-PI, e Liana Melo, da Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual, com a participação das demais divisões da Dfae. A diretora da Dfae, Maria Valéria Santos Leal, disse que as principais vantagens do programa são o ganho de tempo na elaboração dos relatórios, a padronização das informações e o banco de dados que será gerado a partir desses relatórios.

“Antes, todos os relatórios de auditoria eram feitos manualmente. E se você precisasse de uma informação, precisaria ver cada um desses relatórios. Agora, os auditores alimentam o programa e ele gera relatórios padronizados e o banco de dados, que pode ser acessado a qualquer momento pela internet”, explica ela. Liana Melo acrescenta que o Serca pode gerar um sistema estatístico de auditorias, apontando as falhas mais comuns cometidas pelos órgãos, e identificar aqueles que mais repetem esses erros.

“Além de servir para pesquisas, esses dados fornecem ao TCE elementos mais concretos para elaborar cursos de qualificação de gestores e atuar com mais foco na prevenção”, observa ela.