TCE-PI e Uninovafapi discutem sobre alimentação saudável e sustentável em palestra

Com a palestra “Estratégias para uma Alimentação Saudável e Sustentável”, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) lançou, na manhã desta sexta-feira (4), o projeto SER TCE Saudável, como parte do programa Saúde, Educação e Responsabilidade Social (SER) TCE. A live, mediada pelo auditor de controle externo e gerente do Plano de Logística Sustentável (PLS), Bruno Cavalcanti, é resultado de uma parceria do Tribunal com o Centro Universitário Uninovafapi.

A professora doutora Carmen Ramos, do curso de Nutrição da Uninovafapi, apresentou o conceito de alimentação adequada e saudável: prática alimentar associada aos aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos, bem como ao uso sustentável do meio ambiente. A nutricionista detalhou, ainda, mais fatores que devem ser considerados nesse processo, entre eles, o tempo, alimentos que devem ser priorizados, guias alimentares, doenças que podem ser evitadas, e outros.

Durante a transmissão, os alunos do curso de Nutrição da instituição apresentaram dois e-books e dois vídeos, focados no aproveitamento integral dos alimentos. Os produtos são oriundos da disciplina Estágio em Nutrição Social. O primeiro e-book, “Aproveitamento integral dos alimentos (AIA)”, que também discute sobre base alimentar, nutriente e doenças crônicas foi mostrado por Marana Binini. Já a estudante Ingrid Maiara apresentou o segundo e-book, com o mesmo nome, mas instruindo sobre conservação e higienização de alimentos, gestão de resíduos e outros pontos. Finalizando, foram apresentados dois vídeos que mostram como realizar a compostagem caseira. 

O programa Saúde, Educação e Responsabilidade Social (SER) TCE da Corte de Contas do Piauí está embasado na Política de Saúde, Qualidade de Vida, e Cidadania. Ao realizar diversas ações durante o ano, como campanhas de prevenção e discussões sobre a vida no pós carreira, o programa estimula a melhoria da saúde dos servidores, a qualidade de vida no trabalho e fortalece a cidadania. 

A live foi transmitida pelo canal do TCE-PI do YouTube.

E-book 1

E-Book 2