TCE-PI e Câmara Municipal de Teresina firmarão parceria em capacitação para servidores

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e a Câmara Municipal de Teresina (CMT) vão firmar parceria, através da Escola de Gestão e Controle (EGC), para a oferta de cursos aos parlamentares e servidores técnicos do legislativo da capital, nas áreas de Controle Interno e Políticas Públicas. A proposta foi apresentada hoje (25) pelo presidente da CMT, vereador Enzo Samuel, e foi acolhida pelo presidente do Tribunal, conselheiro Kennedy Barros.

O convênio já está sendo formatado e ficou decidido que o primeiro treinamento será já no próximo mês de fevereiro, no plenarinho da Câmara Municipal, alcançando o maior número possível de servidores. “A nossa Escola de Contas tem três públicos-alvos para oferecer qualificação. São os servidores do Tribunal, os jurisdicionados, que são os gestores públicos, e os controladores sociais, que representam a própria sociedade”, diz Kennedy Barros.

O presidente da CMT, Enzo Samuel, disse que está buscando essa parceria logo no início da sua gestão como forma de criar também a Escola do Legislativo Municipal. “Para isso, é preciso qualificar os técnicos dos gabinetes, os servidores administrativos e os próprios vereadores, para que possam desempenhar melhor o mandato”, disse.

Segundo o presidente do TCE-PI, podem ser ofertados cursos, palestras e treinamentos na área administrativa, como recursos humanos, patrimônio e outros setores da atividade meio. Já na área de políticas públicas, por exemplo, podem ser ofertados cursos sobre mobilidade urbana, fiscalização de balanços, relatórios fiscais, contratos e obras e serviços públicos.

Ao final, o vereador Enzo Samuel agradeceu a disposição do TCE-PI em formar parcerias e informou que pretende estender essa qualificação a todos os setores da Câmara Municipal. Por sua vez, Kennedy Barros colocou a Corte de Contas à disposição e disse que Enzo Samuel está agindo certo ao adotar essa visão de compartilhamento sobre a gestão pública.

Também participaram do encontro os vereadores Venâncio Cardoso, Evandro Hidd e Alan Brandão, além da conselheira Flora Izabel e a diretora-executiva da Escola de Contas, Valéria Leal.