Seminários do TCE incluem novos temas e ampliam abrangência dos minicursos

Francisco Mendes e prefeita Maria Neta com ministrantes dos minicursos: novos temas e maior abrangência

 

Temas como Parceria Público-Privada, Fiscalização de Concursos Públicos e Delação Premiada reforçaram a programação de minicursos ofertados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) aos participantes do XXXIX Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante. O evento foi realizado pelo TCE-PI em Angical do Piauí, nos dias 4 e 5, por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC).

Promovidos com a finalidade de qualificar os gestores e capacitar cidadãos para o controle social da gestão pública, os minicursos compõem a parte mais abrangente dos Seminários do TCE-PI. Enfocam assuntos que vão das atribuições do Tribunal, como Auditoria Operacional e Nova Sistemática do Sagres Folha, a temas relativos à administração municipal, como Administração Tributária, Administração de Pessoal no Serviço Público e Impostos Municipais.

O coordenador-executivo dos Seminários do TCE-PI, Francisco Mendes Ferreira, explica que a inclusão de temas novos nos minicursos objetiva ampliar o alcance dos minicursos e atender à demanda dos gestores e cidadãos em geral. Os minicursos foram ministrados na tarde de sexta-feira e manhã de sábado, no Campus do IFPI (Instituto Federal do Piauí) de Angical.

Foram ministrados por auditores de Controle Externo e técnicos do TCE-PI e advogados, contadores e outros profissionais representantes de órgãos e entidades parceiras, como a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), e Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi).

OUVIDORIA ITINERANTE – A Ouvidoria do TCE-PI também participou do Seminário em Angical, com ações educativas e informativas. Uma equipe da Ouvidoria, formada pelo auditor de Controle Externo Luis Batista, coordenador da Ouvidoria, e o auxiliar de Ouvidoria Antônio Gomes Cortez, montou uma estrutura de atendimento para tirar dúvidas e orientar os participantes sobre os canais de acesso à Ouvidoria.

Por meio desses canais, eles podem fazer denúncias, dar informações, tirar dúvidas e propor ideias e sugestões. Eles também visitaram cada um dos minicursos, falando aos participantes sobre a importância da Ouvidoria como instrumento de fortalecimento do controle social.