Mais Viver – Terceiro encontro aborda saúde física e educação alimentar

 

Servidores ativos e aposentados do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) participaram das atividades do terceiro encontro do programa Mais Viver – Vida Plena no Pós-Carreira, realizado na última terça-feira (6). Desta vez, o programa abordou a saúde física e alimentar dos participantes, com palestras, avaliação física e nutricional com professores e estudantes do Centro Universitário Uninovafapi, parceiro do TCE-PI no encontro.

A professora Maria Edna Rodrigues, mestre em educação nutricional do Uninovafapi, fez palestra sobre Alimentação Saudável e Sustentável, explicando como a alimentação pode ser adequada a cada fase da vida para melhorar a saúde e garantir o bem-estar da pessoa. “É importante a gente considerar a alimentação pelos ciclos da vida. Em cada etapa há uma orientação pertinente. A educação nutricional se baseia nas condições físicas, fisiológicas e sociais da pessoa, e que interfira ou tenha relação com seu hábito alimentar”, afirmou.

A educadora física Larissa Reis falou sobre o tema Cuidando da Saúde Física do Idoso, destacando os benefícios da atividade física e do acompanhamento adequado como forma de melhorar a qualidade de vida do idoso. A estudante Sara Resende, graduanda em Nutrição, explicou a importância do evento para a aplicação prática do que os alunos aprendem em sala de aula. “A gente pode colocar o nosso conhecimento em prática, trazer o aprendizado da faculdade e orientar os participantes a ter uma alimentação saudável”, apontou.

Para ajudar na didática do que estava sendo apresentado, o encontro contou ainda com entrega de material informativo e com exposição de alimentos saudáveis e sustentáveis, por meio de uma mesa ornamentada com arranjos de frutas, organizada pelo escultor de frutas Evandro Denilson. A finalidade era permitir aos participantes uma melhor compreensão sobre os alimentos e seus valores proteicos e nutricionais.

QUALIDADE DE VIDA – O Programa Mais Viver – Vida Plena no Pós-Carreira faz parte do Programa de Qualidade de Vida do TCE-PI (SER-TCE) e se insere entre as iniciativas que reforçam o compromisso e a responsabilidade institucional do órgão junto aos seus membros e servidores. O objetivo é desenvolver ações e atividades prioritariamente com os servidores em idade de aposentadoria, visando ao planejamento de uma vida mais saudável e produtiva.

Os servidores que quiserem participar podem se inscrever no cadastro de reserva, através do setor de Recursos Humanos. As atividades do programa se estendem por nove meses, com encontros quinzenais e diversas atividades.