Equipe do TCE-PI ministra formações técnicas no segundo dia do 4º Congresso das Cidades

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) é parceiro institucional da quarta edição do Congresso das Cidades, realizado pela TV Cidade Verde e pelo Sebrae Piauí, que iniciou na última segunda-feira (18) e segue até a noite de hoje (20), no Teresina Shopping. Ontem (19), no segundo dia de programação, os conselheiros substitutos Delano Câmara e Jaylson Campelo, além do diretor de Fiscalização de Políticas Públicas, o auditor Gilson Araújo, ministraram formações que abordaram os temas Governança com Eficiência, Os Desafios do Gestor Público Municipal e a Intersetorialidade nas Políticas Públicas (Saúde, Educação e Assistência Social), respectivamente.

Abrindo os trabalhos da sala 01, o conselheiro Delano Câmara compôs o painel “Governar com Eficiência e Promover o Desenvolvimento Local”, ao lado da facilitadora do Sebrae de Santa Catarina, Sueli Lyra, e da advogada Stael Freira. “O desafio das gestões municipais é compreender que as compras públicas vão além da legalidade e da economicidade. Elas podem se tornar um verdadeiro instrumento de desenvolvimento local, fortalecendo os pequenos negócios, gerando emprego e renda, e promovendo crescimento sustentável para a população”, pontuou o conselheiro Delano em sua fala durante o painel.

Na sequência, já na sala 04, o conselheiro substituto Jaylson Campelo apresentou a formação “Os Desafios do Gestor Público Municipal”, que reuniu diversos prefeitos e secretários municipais. “Essa é uma oportunidade única e importante de fortalecer a gestão nos municípios, já que o congresso dispõe de uma rica programação de conteúdo importante para a eficiência da administração pública. Aqui, além dos desafios, a gente pontua também os benefícios de uma gestão assertiva e comprometida com o correto uso do erário público”, disse o conselheiro Jaylson.

O diretor de Fiscalização de Políticas Públicas do TCE-PI, auditor Gilson Araújo, finalizou os trabalhos do segundo dia de programação da sala 04 apresentando o tema “Intersetorialidade na Prática: Como Integrar Educação, Saúde e Assistência Social na Ponta”. Em sua exposição, o auditor mostrou as possibilidades que a integração de políticas públicas fundamentais dispõe quando realizada de maneira correta e transparente, organizada em uma estratégia trabalhada em etapas e com diálogo entre as áreas.

Já nesta quarta-feira (20), último dia do 4º Congresso das Cidades, será a vez do presidente do TCE-PI, o conselheiro Kennedy Barros, que abrirá os trabalhos do auditório principal do evento, às 14h, com o tema “Controle Externo como Indutor da Qualidade nas Políticas Públicas: Muito Além da Legalidade”. Ele fala da expectativa por esse momento junto aos jurisdicionados.

“O Congresso das Cidades propõe uma intensa troca de conhecimentos para preparar o Piauí para os desafios do nosso tempo. Dentro dessa temática, o TCE-PI reforça a sua ação pedagógica e consultiva, orientando os gestores públicos na adoção de práticas que possam transformar os municípios piauienses em ambientes inteligentes, eficientes e sustentáveis, gerando benefícios diretos para a população e o meio ambiente, e assegurando que a administração pública esteja alinhada com as melhores práticas de transparência e responsabilidade”, frisou.

Paralelamente à programação de palestras e formações técnicas, o Tribunal de Contas também dispõe de um estande na área de exposições do Congresso, funcionando nos dois turnos: tarde e noite, com uma equipe de servidores e técnicos capacitados para recepção e orientação ao público, apresentando os diversos sistemas do TCE, solucionando dúvidas, além de colocar à disposição do público em geral as ferramentas da Ouvidoria.

O Congresso das Cidades tem acesso gratuito e segue até as 21h de hoje (20).