Folha de Pagamento e Previdência são temas de oficinas para gestores e servidores públicos em Pimenteiras

Gestores e servidores públicos dos poderes Executivo e Legislativo de Pimenteiras e região, participaram de oficinas sobre Folha de Pagamento e Previdência promovidas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes. As capacitações foram ministradas nessa segunda-feira (28) e terça-feira (29) pelos auditores de controle externo José Inaldo e Alex Sertão.

O auditor José Inaldo, que também é diretor da Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência (DFPESSOAL), conduziu a oficina sobre Folha de Pagamento, abordando temas como “Contexto Geral sobre Folha de Pagamento”, “Problemas mais Comuns na Gestão de Folhas de Pagamento” e “Trabalhando em Favor da Gestão do RPPS”.

“A proposta desses cursos é orientar os servidores e gestores sobre os principais pontos de atenção nas rotinas de pessoal e previdência. Nosso objetivo é prevenir erros, garantir segurança jurídica e contribuir para uma administração pública mais eficiente”, destacou Inaldo.

Para Socorro de Maria, servidora da Prefeitura de Pimenteiras, a oficina foi essencial para esclarecer dúvidas e aperfeiçoar o trabalho no dia a dia. “A palestra sobre folha de pagamento foi muito importante para entender melhor como funciona e evitar problemas futuros na gestão do setor”, afirmou.

A oficina sobre previdência foi conduzida pelo auditor Alex Sertão, que é chefe da Divisão de Fiscalização de Aposentadorias, Reformas e Pensões do TCE-PI. Durante o encontro, foram discutidos temas como a Reforma Previdenciária para os Municípios e a atuação do Tribunal na concessão de aposentadorias e pensões.

“O objetivo é trazer aos servidores informações práticas e atualizadas sobre as normas previdenciárias, especialmente após as mudanças trazidas pela reforma. É um momento de troca e de fortalecimento da gestão previdenciária nos municípios”, explicou Alex Sertão.

A servidora Mailena Moreira participou da oficina e aproveitou para esclarecer dúvidas sobre a sua futura aposentadoria. “Foi um momento de muito aprendizado. Tirei dúvidas que há tempos queria entender melhor, principalmente sobre como as novas regras vão impactar na minha aposentadoria”, relatou.

Os participantes que assinaram a lista de frequência poderão acessar os certificados a partir do dia 8 de maio, diretamente no site da Escola de Gestão e Controle do TCE-PI.