TCE-PI e órgãos de controle reforçam combate à corrupção na gestão pública

, em Destaques

alt

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) participou nesta sexta-feira (15) de entrevista coletiva à imprensa, na Procuradoria Geral de Justiça do Estado, sobre a Operação Déspota, que resultou na prisão do prefeito de Redenção de Gurguéia, Delano Parente, e de outros 15 gestores e servidores públicos, advogados e um vereador. Na coletiva, os órgãos de controle e fiscalização reafirmaram o compromisso de combate à corrupção na gestão pública.

A Operação Déspota foi deflagrada na quinta-feira (14) pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual, com apoio do TCE-PI, da Polícia Rodoviária Federal, Controladoria Geral da União, Polícia Civil e Polícia Militar do Piauí. O prefeito e os outros presos são acusados de montar um esquema de desvio de recursos públicos na Prefeitura de Redenção de Gurguéia por meio de licitações fraudulentas e outros crimes contra a administração Pública.

A coletiva explicou os procedimentos de investigação que levaram às prisões. O promotor Rômulo Cordão, coordenador do Gaeco, detalhou para os jornalistas os procedimentos da investigação e a participação de cada um dos investigados por envolvimento no esquema, que teria desviado aproximadamente R$ 17 milhões em recursos públicos da Prefeitura de Redenção do Gurgueia. O diretor da Dfam (Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal) do TCE-PI, Vilmar Barros, explicou como foi feita a fiscalização e o levantamento de dados pelos auditores de controle externo do Tribunal, que levaram ao aprofundamento das investigações para deflagração da operação.

O procurador-geral de Justiça do Estado, Cleandro Moura, destacou a parceria entre os órgãos de controle e fiscalização e agradeceu pelo empenho de cada um para o sucesso da operação. Ele adiantou que as investigações prosseguem. Participaram ainda da coletiva Edilson Lima, da Controladoria-Geral da União (CGU), e Fabrício Loiola, da Polícia Rodoviária Federal no Piauí.

alt

alt

alt

alt