TCE-PI inicia capacitação para gestores e cidadãos no município de Castelo do Piauí

, em Destaques

alt

PROGRAMAÇÃO

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí, através da Escola de Gestão e Controle, inicia hoje (28), mais uma edição do Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante no município de Castelo do Piauí. O evento acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a partir das 18h30min.

Quatro palestras serão ministradas neste primeiro dia de evento. Os temas envolvem o ‘Fortalecimento do Controle e Cidadania através da Ouvidoria do TCE’, ‘Crimes Eleitorais e Condutas vedadas’; a ‘Atuação do Ministério Público de Contas’, além da palestra ‘Gestão e Governança: O que é ser um bom Governante’.

O XVIII Seminário é o terceiro evento realizado pelo TCE-PI neste primeiro semestre de 2016, as outras edições aconteceram em Teresina e no município de Pio IX. “Esses seminários têm também a finalidade de treinar e qualificar os prefeitos e outros gestores públicos para que possam fazer melhor o seu trabalho e evitar erros e atos ilícitos”, explicou o presidente do TCE-PI, Conselheiro Luciano Nunes.

O seminário já é realizado há nove anos no estado do Piauí. Para o Diretor da EGC, esse trabalho de conscientização junto à população aumentou significativamente a participação dos cidadãos nos processos de denúncias e irregularidades da gestão pública.“Isso demonstra que a sociedade está dando respostas positivas ao nosso esforço de conscientizar os controladores sociais para fiscalizar a administração pública”, afirmou.

O evento em Castelo do Piauí ainda conta com minicursos e outro ciclo de palestras durante a sexta-feira, 29 de abril, na Unidade Escolar Professora Osmarina de Sousa Moreira.