SER TCE Mulher

Agosto Lilás

ENFRENTAR A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É DEVER DE TODOS

Sua voz pode salvar vidas: não se cale.

O Agosto Lilás é uma campanha criada para conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa surgiu em 2016, no estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Lei Estadual nº 4.969, e foi inspirada pela necessidade de ampliar o debate e a mobilização social em torno da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que completava dez anos de existência naquele período.

O mês de agosto foi escolhido justamente por marcar a sanção da Lei Maria da Penha, em 7 de agosto de 2006, considerada um marco histórico na luta contra a violência doméstica e familiar. Já a cor lilás simboliza a luta feminista e a busca por igualdade de direitos, representando também dignidade, respeito e justiça.

A campanha se espalhou para todo o Brasil e hoje o Agosto Lilás é reconhecido nacionalmente como um período de mobilização, reflexão e fortalecimento das políticas públicas de prevenção e combate à violência contra a mulher. Nesse mês, diferentes instituições públicas e privadas desenvolvem ações educativas, rodas de conversa, palestras, iluminação de prédios e monumentos na cor lilás, tudo para sensibilizar a sociedade sobre a importância de denunciar agressões e apoiar as vítimas.

O Agosto Lilás, portanto, é um chamado à ação coletiva: conscientizar, prevenir e combater todas as formas de violência contra a mulher, reafirmando o compromisso social com uma vida digna, segura e livre de opressões.

Conheça algumas legislações e dispositivos de proteção às mulheres e combate à violência:

Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência

No TCE-PI, Mulher, Conte Conosco!

Denúncias: Ouvidoria – Ramal: 3987 | Corregedoria – Ramal: 3944

Acolhimento psicológico: Seção de Saúde e Qualidade de vida (SSQV)  Contato: 86 98194-9845 | Ramal: 3994

Edições

 

Dia Internacional da Mulher

 

Outubro Rosa