
O município de Vera Mendes – a 390 quilômetros de Teresina, na Grande Picos – tem focado a gestão na inovação digital e modernização administrativa. Com 3.271 habitantes, o município conquistou em 2025 o primeiro lugar em tecnologia no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), ferramenta que é aplicada no Estado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
A implantação e o uso de ferramentas tecnológicas na gestão local foram apresentados hoje (22/01), ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), pelo prefeito Carlos José da Silva (Dr. Carlim), durante encontro promovido pela Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência, na Escola de Gestão e Controle.
Todos os processos abertos no município são movimentados através do sistema digital, aplicado também no controle de frequência, de estoque e nas comunicações internas, bem como na cobrança de tributos e nas licitações públicas.
O diretor da DFPEssoal, auditor externo José Inaldo, afirmou que se trata de uma boa prática que deve ser replicada em outros municípios. Daí ele ter considerado relevante a palestra realizada pelo prefeito na Escola de Contas do TCE, como forma de fortalecer o diálogo interinstitucional com o objetivo de aprimorar a gestão pública.
Ao final, o prefeito de Vera Mendes e sua equipe receberam exemplares da Revista do TCE-PI.



