TCE-PI homenageia servidoras com roda de conversa especial pelo Dia das Mães

, em Destaques, Notícias

Nesta terça-feira (13), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), promoveu uma manhã dedicada a homenagear as servidoras mães, com uma roda de conversa, moderada pela conselheira Lilian Martins. A iniciativa foi realizada para celebrar o Dia das Mães, comemorado no último domingo, dia 11 de maio. O encontro, que aconteceu nas salas 01 e 02 da Escola de Gestão e Controle (EGC), teve o objetivo de valorizar as mães servidoras e colaboradoras do TCE-PI por meio do reconhecimento de suas histórias de vida, trabalho e maternidade.

Na roda de conversa, as servidoras relataram histórias que marcaram e transformaram suas jornadas de mães, além de refletirem sobre o papel de cuidado, historicamente destinado às mulheres. Os relatos foram acompanhados de fotos e vídeos, das mães, filhos e netos, exibidos no telão. Participaram a Conselheira Lilian Martins, além das servidoras Caroline Barros, Rayane Marques, Kelly de Sousa, Anete Marques, Maria Bela Da Silva, Soraia Said e Naira Moura.

“O tema que nós elegemos para comemorar o Dia das Mães, foi mães inspiradoras do TCE. Nós convidamos oito mães de diferentes categorias. Mãe solo, mãe atípica, mãe raiz, mãe avó, que relataram as suas histórias, foram histórias inspiradoras e que representam o papel das mães aqui do Tribunal de Contas do Estado do Piauí”, destacou a coordenadora do Programa de Saúde e Qualidade de Vida (SER TCE), Naira Moura.

Na ocasião, a conselheira Lilian Martins falou da sua jornada como mãe, em conciliação com o trabalho, e lembrou da perda do filho mais novo aos 20 anos de idade. Ela deixou uma mensagem a todas as mães que perderam seus filhos. “Nunca superamos a dor, aprendemos a conviver com ela. E todo filho é insubstituível”, declarou.

Dia das Mães

No Brasil, o dia das mães é celebrado no segundo domingo do mês de maio. A primeira data para celebrar a vida das mães foi promovida pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Mas, apenas em 1932 o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no País.